Após operação, polícia retoma clube que virou “CT do tráfico” na Maré

No 2º dia de operação conjunta, agentes estiveram em comunidades dominadas pelo Terceiro Comando Puro, rival do Comando Vermelho, alvo da véspera

Por Da Redação
10 out 2023, 14h31
Policiais-retomam-clube-centro- treinamento-tráfico-Maré
Centro de treinamento do tráfico: policiais retomam clube onde criminosos da Maré davam "curso prático de táticas de guerrilha”. (Rogério Santana/Governo do Estado do Rio de Janeiro/Divulgação)
Continua após publicidade

No segundo dia de operações conjuntas contra o tráfico de drogas, as forças de segurança do estado retomaram, na manhã desta terça (10), o clube que tinha sido transformado em um “centro de treinamento tático” dos criminosos no Complexo da Maré. Como na segunda (9), os cerca de mil homens das polícias Civil e Militar estiveram lá, mas desta vez com foco em oito localidades dominadas pelo Terceiro Comando Puro (TCP), facção criminosa responsável pelas “aulas”, e não as ligadas ao Comando Vermelho. O objetivo é cumprir 54 mandados de prisão.

+ Amigo de médicos baleados na Barra saiu do quiosque vinte minutos antes

O centro de treinamento tático do crime foi mostrado no dia 24 de setembro em matéria do Fantástico, da TV Globo, sobre uma investigação da Polícia Civil, que durou dois anos. Os investigadores reuniram imagens de bandidos fortemente armados recebendo treinamento em vários momentos do dia, inclusive à noite, com simulação de uso de bombas. Um verdadeiro “curso prático de táticas de guerrilha”. A Polícia Civil monitorou, no total, 1.125 traficantes, milicianos e pessoas ligadas às atividades criminosas na Maré. Eles foram indiciados por tráfico de drogas, associação para o tráfico e organização criminosa. Só na área do clube, foram identificados pelo menos 400 bandidos do TCP.

+ Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui

“É uma resposta do estado principalmente por devolver esse espaço público, que ficou emblemático com a piscina, aos moradores, às crianças e à comunidade”, disse ao G1 José Renato Torres, secretário da Polícia Civil, sobre a ação desta terça (10). Até as 10h30, os policias tinham apreendido dois fuzis, uma carabina calibre 12 e um réplica de fuzil metralhadora ponto 50 durante varredura na Vila do Pinheiro, Timbau e Baixa do Sapateiro. Os agentes também voltaram à Cidade de Deus, um dos alvos desta segunda (9), e foram para o Complexo da Pedreira.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de Rio de Janeiro

a partir de 39,96/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.