Os serviços que seguem fora do ar após ataque hacker ao site da Prefeitura
A emissão do CadÚnico, da Nota Carioca e o pagamento do IPTU são alguns dos serviços que foram afetados. Ainda não há previsão de retorno
O site da Prefeitura do Rio segue com serviços suspensos pelo terceiro dia, após um ataque hacker sofrido pelo sistema na segunda (15). Entre os serviços afetados, está a emissão do CadÚnico nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS). Segundo a Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS), os demais tipos de atendimento, como serviço de convivência e fortalecimento de vínculos, orientações e serviços de documentação civil, entre outros, estão funcionando normalmente nas unidades.
+ Denúncia: cantora detalha em vídeo tentativa de sequestro em carro de app
A emissão de nota fiscal, pagamento do IPTU e do Imposto sobre a transmissão de bens imóveis (ITBI), e outros serviços da Secretaria Municipal de Fazenda e Planejamento (SMFP) também seguem suspensos. O órgão, no entanto, afirma que a arrecadação não deve ser afetada pelo período de paralisação. O que for pago após o vencimento, que ocorre nos primeiros dias úteis do mês, terá o mesmo valor até o último dia útil de agosto.
Quanto à Nota Carioca, os contribuintes do Imposto sobre serviços (ISS) que usam o sistema podem emitir um Recibo Provisório de Serviço (RPS), obtido pela internet ou em papelarias, e realizar a substituição posteriormente. A Secretaria de Fazenda também deverá publicar uma resolução para desconsiderar como dias úteis os dias de paralisação.
Segundo a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), O atendimento a pacientes nas unidades de saúde municipais não foi afetado. no entanto, alguns locais não conseguiram realizar a inserção de pedidos de exames e consultas nos sistemas de regulação. Já o Painel Rio Covid-19, atualizado diariamente com dados sobre o contágio da doença na cidade, permanece sem funcionamento.
Em nota, a prefeitura afirma que técnicos da Empresa Municipal de Informática (IplanRio) conseguiram avanços significativos nas últimas 12 horas para o restabelecimento total do Datacenter, tendo reassumido nesta madrugada o controle da administração e dos sistemas na rede. Apesar disso, os serviços deverão ser mantidos off-line até a recuperação total da segurança do sistema.
+ Preso há um ano e devendo bilhões, Faraó dos Bitcoins agora é candidato
O retorno completo do portal e das páginas de serviço ainda não tem previsão. Mas a expectativa é que o Diário Oficial do município volte a ser publicado nesta quinta (18). Já as plataformas do Centro de Operações (COR), da central de atendimento 1746 e do Táxi.Rio operam normalmente.
“A prefeitura pede a compreensão dos cariocas e ressalta que os servidores da Iplan trabalham para que o sistema volte a sua normalidade o mais rápido possível. O ataque hacker ao Datacenter municipal, sofrido na madrugada de segunda-feira, já foi registrado na Delegacia de Repressão aos Crimes de Informática (DRCI) para que o responsável possa ser identificado e punido”, diz trecho da nota divulgada pela prefeitura.
+ Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui