Show de baleias ganha mais uma foto perfeita; descubra os bastidores

Depois de o clique de uma jubarte feito por Humberto Badine ter viralizado, outro fotógrafo, Ricardo Gomes, mostra o que considera seu melhor registro

Por Paula Autran
27 jun 2024, 17h36
baleia-jubarte
Macho apaixonado: ao se exibir para uma fêmea, sua nadadeira caudal forma um coração (Ricardo Gomes/Instituto Mar Urbano/Reprodução)
Continua após publicidade

O verdadeiro congestionamento de baleias passando pelas águas do Rio, vindas da Antártica em direção às áreas de reprodução e cria de filhotes no Nordeste brasileiro, está marcando a vida dos muitos cariocas e turistas que já tiveram a sorte de avistá-las. Para alguns, então, foi a sorte grande. Depois que o fotógrafo Humberto Badine, especialista em imagens fine art, viralizou esta semana ao postar o registro que fez de uma delas saltando com o Morro do Pão de Açúcar ao fundo, no que classificou como sua “foto da vida”, outro profissional das imagens também trouxe do mar um achado:

+ Está aberta a temporada de baleias no Rio; veja vídeos e fotos 

“É a minha foto perfeita da vida”, ergue seu troféu da caça ao clique ideal o fotógrafo e biólogo marinho Ricardo Gomes, que há trinta anos registra a fauna marinha. A imagem, feita às 16h da última sexta (21), a 4Km da entrada da Baía de Guanabara, mostra a nadadeira caudal de uma jubarte formando um coração, também com o Pão de Açúcar como pano de fundo. E ganha ainda mais sentido quando se sabe o contexto da exposição: “Era um grupo competitivo de três machos se exibindo para uma fêmea. Fiz a foto de um deles batendo a nadadeira caudal no mar para disputar a atenção dela”.

+ Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui

baleia-fotografo-humberto-badine
Foto da vida: Humberto Badine fotografou baleia perto da Praia de São Conrado. (Humberto Badine/Reprodução)
Continua após a publicidade

Se o macho exibido ganhou a disputa, não se sabe. Mas a imagem é apaixonante por sua composição e simetria. E à primeira vista se destacou entre os milhares de registros feitos por Ricardo, que é diretor do Instituto Mar Urbano. Desde janeiro de 2023, ele partipa das expedições Águas Urbanas, promovidas pela Oceanpact e a Águas do Rio, para documentar o que se esconde na costa carioca ao lado de especialistas em mamíferos aquáticos, como biólogos e oceanógrafos. E o que não faltam são imagens marcantes e raras. “Outro dia flagramos um polvo pigmeu dentro de uma latinha de cerveja. Ele desovou lá”, relembra ele, que também é mergulhador. Que a vida marinha continue rendendo fotos inesquecíveis.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de Rio de Janeiro

a partir de 39,96/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.