Startup oferece aluguel de imóveis sem fiador e sem burocracia
Com 50 000 imóveis negociados em São Paulo no último ano, a empresa QuintoAndar chega ao Rio nesta quinta (1º)

Da mesma forma que o Uber revolucionou o transporte nas cidades, a startup QuintoAndar, que chega ao Rio nesta quinta (1º), promete chacoalhar o mercado imobiliário tornando o aluguel de imóveis mais simples e menos burocrático. Tudo é feito pela internet. O site, aliás, dispensa fiador, bem como seguro-fiança, e permite que o contrato seja feito por meio de assinatura eletrônica, sem a necessidade de formalização em cartório (o documento fica armazenado na rede, em segurança, protegido por padrões criptográficos). Outra: mesmo se o inquilino atrasar ou ficar inadimplente, o proprietário recebe o aluguel em dia.
A plataforma oferece ainda ferramentas como o agendamento on-line de visitas aos imóveis e fotógrafos profissionais para clicar e catalogar os espaços, além de intermediar conversas entre o proprietário e o inquilino para resolução de questões como reformas. Tamanha comodidade, é claro, tem um preço para o proprietário (para o inquilino, é grátis): o dono do imóvel paga ao site 100% do valor do primeiro aluguel (pela intermediação do contrato) e 8% do valor do aluguel mensal pelo serviço de administração do imóvel.
Criada em 2013, a empresa já opera em São Paulo e Campinas. Em 2015, recebeu a primeira rodada de investimentos, 7 milhões de dólares, liderada pelo fundo argentino Kaszek Ventures. No fim do ano passado, mais 13 milhões de dólares foram injetados por um consórcio. Resultado: cresceu cinco vezes. Em 2017, foram 50 000 imóveis negociados. Não à toa, a QuintoAndar é apontada como um possível unicórnio, startup que conta com alto potencial de crescimento em pouco tempo.