Empresa japonesa que controla a SuperVia quer devolver a concessão

A Mitsui, concessionária da malha viária, encaminhou ofício à Secretaria Estadual de Transportes comunicando que deixará de controlar o sistema

Por Redação
Atualizado em 27 abr 2023, 18h28 - Publicado em 27 abr 2023, 11h41
Trem-estacao-supervia
Supervia: estado aponta que a redução do número de passageiros deve-se à péssima gestão dos atuais controladores. (TV Globo/Reprodução)
Continua após publicidade

A empresa japonesa Mitsui, que controla a SuperVia, entregou um ofício à Secretaria estadual de Transportes comunicando que não pretende mais operar o sistema e deseja devolver a concessão.

+ Bolsistas denunciam esquema de “rachadinha” na Uerj em período eleitoral

A questão está relacionada ao cumprimento, por parte da empresa, de investimentos em melhorias previstos em um dos aditivos ao contrato, alegando que haveria um desequilíbrio econômico-financeiro, de acordo com o jornal O Globo.

Compartilhe essa matéria via:

O contrato atual da empresa venceria em outubro deste ano. Em 2010, um aditivo prorrogou essa concessão até 2043. Mas esse aumento do prazo estava condicionado a uma série de investimentos que o estado entende que não foram honrados.

Continua após a publicidade

+ Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui

A Mitsui resolveu entregar a concessão no momento em que negociava com o estado um décimo-terceiro aditivo do contrato. O documento iria prever mais investimentos da concessionária para melhorar os serviços. Hoje, o sistema transporta 350 mil passageiros por dia. Antes da pandemia, a média transportada chegava a 600 mil diários.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de Rio de Janeiro

a partir de 39,96/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.