Taxa de positividade para testes de Covid-19 dobrou no último mês no Rio

Cidade é uma das 20 capitais que demonstram sinal de crescimento na tendência de longo prazo, segundo Boletim InfoGripe da Fundação Oswaldo Cruz

Por Da Redação
31 Maio 2022, 13h37
Foto mostra profissional de saúde fazendo teste de covid em paciente
Testagem: secretário estadual de Saúde atribui o aumento de exames positivos à época do ano (Edu Kapps/Prefeitura do Rio de Janeiro)
Continua após publicidade

Mesmo não tendo registrado aumento nas taxas de óbitos e de internações por Covid-19 nos últimos 30 dias, a cidade do Rio de Janeiro encara uma luz amarela em sinal de atenção: o número de casos confirmados da doença nesse período aumentou de 8%, no início de maio, para 15% hoje, segundo o Painel Rio Covid-19, da prefeitura. Ainda de acordo com o painel, há 30 pessoas internadas por Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) na rede pública e outras sete aguardando vaga. A Secretaria municipal de Saúde (SMS) do Rio, no entanto, informa que monitora de perto a situação epidemiológica da capital que, até o momento, segue na classificação de baixo nível comunitário do novo coronavírus, estando sob controle e estável.

+ Após mortes na Vila Cruzeiro, 1,6 mil PMs passam a usar câmera no uniforme

Dados do 2º Panorama da Covid-19, divulgado nesta sexta (27) pela Secretaria estadual Saúde (SES), sinalizam que a variação nas taxas de positividade dos exames de antígeno, no número de atendimentos em Unidades de Pronto Atendimento (UPA) e nas solicitações de leito ocorreu em todo o estado. Ainda assim, o cenário fluminense da doença permanece de estabilidade.

“Observamos que os atendimentos pediátricos representam o dobro dos atendimentos de adultos por síndrome gripal. Isso se deve a fatores como a sazonalidade, já que nesta época do ano, com a queda da temperatura, a maior causa das internações nas crianças é a bronquiolite”, disse ao jornal O Dia o secretário estadual de Saúde, Alexandre Chieppe.

+ Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui

Continua após a publicidade

De acordo com o Boletim InfoGripe da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), divulgado na última quinta (26), o estado do Rio de Janeiro é uma das 18 unidades federativas do país que apresentam sinal de crescimento na tendência de longo prazo da Covid-19. Já a cidade do Rio é uma das 20 capitais que demonstram o aumento.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de Rio de Janeiro

a partir de 39,96/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.