Teatro João Caetano comemora 200 anos com programação gratuita

Dança, música e exposição compõem a agenda em comemoração ao aniversário do teatro neste fim de semana

Por Thaís Meinicke
Atualizado em 5 dez 2016, 14h07 - Publicado em 9 out 2013, 21h50
no-3.jpg
no-3.jpg (Redação Veja rio/)
Continua após publicidade

Casa de espetáculos mais antiga do Rio, o Teatro João Caetano completa 200 anos no próximo sábado (12). Para celebrar o bicentenário, a casa oferecerá uma programação especial e gratuita durante todo o fim de semana. As atrações incluem apresentações do espetáculo Nó, da prestigiada Companhia de Dança Deborah Colker.

Ao longo dos dois dias também haverá apresentações de música, com o grupo Chorando Baixinho, a Orquestra de Música Popular, a Orquestra Sinfônica e o Coro de Câmara, todos formados por alunos da Escola de Música Villa-Lobos, além da Banda Sinfônica do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro. A celebração inclui, ainda, uma exposição de documentos antigos sobre a história do teatro, que serão mostrados ao público pela primeira vez, e o lançamento de uma medalha comemorativa, criada pela Casa da Moeda, a ser entregue ao ator e diretor Rogério Fróes, que a receberá em nome de toda a classe artística.

Fundado em 1813, por Dom João VI, com o nome de Real Theatro de São João, o espaço foi cenário de importantes acontecimentos históricos do país, como a assinatura da primeira Constituição brasileira, promulgada em 1824, com a presença do imperador Dom Pedro I e da imperatriz Leopoldina. Além disso, o teatro tem expostos no foyer, no segundo andar, os dois primeiros painéis modernistas da América Latina, pintados por Di Cavalcanti.

Veja a programação completa do bicentenário do Teatro João Caetano:

Continua após a publicidade

Sábado (12):

14h – Apresentação da Banda Sinfônica do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro. Local: Largo Albino Pinheiro (rua lateral ao teatro).

15h – Apresentação da Orquestra Sinfônica e do Coro de Câmara da Escola de Música Villa-Lobos. Local: Largo Albino Pinheiro.

15h – Início da distribuição de ingressos, na bilheteria do Teatro João Caetano, para o espetáculo Nó, da Cia Deborah Colker, que fará sessão gratuita às 18h. Obs: Cada pessoa poderá pegar no máximo dois (2) ingressos por pessoa.

Continua após a publicidade

16h – Lançamento da Medalha Comemorativa, criada pela Casa da Moeda, e abertura de exposição sobre os 200 anos do Teatro João Caetano. Local: no Foyer do teatro, que fica no 2º andar. Obs: Cerimônia apenas para convidados.

16:30h – Apresentação do Chorando Baixinho (grupo de choro da Escola de Música Villa-Lobos), que recepcionará o público que assistirá ao espetáculo Nó. Local: Largo Albino Pinheiro.

18h – Sessão gratuita do espetáculo Nó (Cia Deborah Colker) – Local: Sala de espetáculos do teatro.

Continua após a publicidade

19:30h – Apresentação da Orquestra de Música Popular da Escola de Música Villa-Lobos. Local: Largo Albino Pinheiro (rua lateral ao teatro).

Domingo (13):

8h – Início da distribuição de ingressos, na bilheteria do Teatro João Caetano, para o espetáculo Nó, da Cia Deborah Colker, que fará sessão gratuita às 11h. Obs: Cada pessoa poderá pegar no máximo dois (2) ingressos por pessoa.

9h – Apresentação da Banda Sinfônica do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro. Local: Largo Albino Pinheiro (rua lateral ao teatro)

11h – Sessão gratuita do espetáculo Nó (Cia Deborah Colker). Local: Sala de espetáculos do teatro.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de Rio de Janeiro

a partir de 39,96/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.