O teste dos estacionamentos de shopping no Rio
Proteste avaliou itens como segurança e higiene nas garagens de shoppings da Zona Sul, Norte e Oeste. VEJA RIO publica os resultados com exclusividade
Cineminha, compras e, para arrematar o passeio, um lanche na praça de alimentação. Parece divertido, mas a ida ao shopping pode trazer alguns transtornos. Um levantamento realizado pela associação Proteste, entidade sem fins lucrativos que defende os direitos do consumidor, traz uma má notícia para os cariocas: os estacionamentos de importantes centros comerciais da cidade estão repletos de falhas. Com base no Código de Segurança contra Incêndio e Pânico adotado no Estado do Rio, os pesquisadores da associação visitaram, em junho, dez endereços, analisando as condições das áreas destinadas aos automóveis. Além de itens básicos como a presença ou não de extintores em plena validade, hidrantes bem localizados e saídas de emergência, foram verificados detalhes como a existência de câmeras de segurança e de identificadores eletrônicos de vagas. O resultado do levantamento, que VEJA RIO obteve com exclusividade, assusta. Em alguns casos existe até risco iminente de acidentes. “Já esperávamos encontrar determinados problemas, como extintores vencidos, mas outros nos surpreenderam – havia, por exemplo, muita sujeira e hidrantes trancados com cadeado”, afirma Carlos Confort, técnico responsável pela pesquisa.
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As falhas costumam aparecer logo na chegada aos estabelecimentos. Entre os pesquisados, apenas quatro – Rio Design Barra, Shopping Leblon, Botafogo Praia Shopping e Rio Sul – informam, em todas as entradas, a quantidade de vagas disponíveis. Nos outros, o jeito é contar com a sorte (de ter algum carro saindo) ou seguir subindo rampa. Uma vez estacionado o veículo, é só relaxar e se divertir, certo? Não. No Metropolitano, na Barra, uma tampa de bueiro quebrada poderia provocar a queda de quem passasse por ali. No Shopping Tijuca, havia material inflamável acondicionado sem nenhum cuidado, assim como no Shopping da Gávea e no Norte Shopping, no Cachambi. Outro alerta: a quantidade de câmeras de segurança instaladas no estacionamento desse último e também na zona de parqueamento do Nova América, em Del Castilho, é insuficiente. Já no Rio Sul, em Botafogo, existem pontos cegos, ou seja, algumas áreas da garagem ficam desprotegidas.
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Acometido por um incêndio de grandes proporções em fevereiro, com chamas que lamberam 20% do prédio e danificaram quarenta lojas, o Nova América apresentou o pior resultado geral na avaliação. Entre os quinze itens investigados, foram verificadas doze falhas. Em nota, a administração do shopping afirmou que o empreendimento está passando por obras de recuperação, que tem licenças de operação, inclusive certificado do Corpo de Bombeiros, e que se encontra preparado para atender o público em eventuais emergências, mas “vai apurar todas as questões levantadas para ajustes”. O primeiro lugar da pesquisa coube ao estacionamento do Botafogo Praia Shopping.
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A Proteste está enviando os resultados ao Corpo de Bombeiros. A corporação esclarece que, caso um estabelecimento não apresente as devidas documentações ou esteja com irregularidades no momento das vistorias, será notificado. Levando em consideração que os dez shoppings ganharam avaliação positiva unânime em somente um quesito – vagas destinadas a idosos e deficientes físicos -, ainda há um longo caminho de melhorias a percorrer.
A seguir, o resultado da pesquisa na íntegra: