Ipanema completa 130 anos cheia de bossa, com tour musical pelas ruas
No Rio Bossa Experience, Guilherme Guimarães passeia por endereços fundamentais para movimento que marca história do bairro, tocando 12 clássicos
Berço da bossa nova, Ipanema completa 130 anos, no dia 26, linda e cheia de graça como a garota de doce balanço a caminho do mar que projetou o bairro. Graças ao movimento musical que germinou ali nos anos 1950, a vizinhança ganhou o mundo e segue atraindo turistas de todo canto a suas areias.
+ Bar Lagoa leva comida de respeito e fama de mau-humor para o Centro
+ Número de árvores removidas das ruas do Rio em 2023 é o maior em oito anos
Mas há muito mais lugares sob aquele sol que guardam a história da batida que encantou ouvidos planeta afora. Eles fazem parte do tour Rio Bossa Experience, um passeio de três horas a pé privilegiando locais onde as canções foram escritas, tocadas e compostas. Com um adicional: a caminhada é conduzida pelo músico, cantor e guia turístico Guilherme Guimarães, que, munido de violão e pandeiro, toca doze clássicos ao longo do percurso.
+ Gol do Botafogo: torcedores podem ver jogos de camarote no Engenhão
+ Rolé náutico: Rio Boat Show traz novidades como “carro aquático” à Marina
+ Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui
O circuito começa na Praça Nossa Senhora da Paz e se encerra no Bar Garota de Ipanema, podendo ser agendado de segunda a sábado. Alguns grupos dão uma sorte extra. No dia da reinauguração do Parque Garota de Ipanema, em outubro do ano passado, Helô Pinheiro estava lá e ainda avisou que iria para o bar com o mesmo nome que a imortalizou. “Estava com um grupo de japoneses, foi um festival de fotos”, relembra Guilherme. Só faltou uma Rolleiflex.