Trânsito em Copacabana será bloqueado a partir das 19h30 no Réveillon
Estacionamento na Avenida Atlântica e nas vias de acesso/saída estará proibido a partir das 18h desta sexta (30); veja o esquema operacional da prefeitura
O esquema operacional para o Réveillon 2023 foi apresentado nesta segunda (26) pela Prefeitura do Rio, por meio da Riotur. A grande festa em Copacabana, que volta em sua plenitude após dois anos marcados pela pandemia da Covid-19, terá shows de artistas como Zeca Pagodinho, Iza, Mart’nália, Preta Gil, Gilsons e Alexandre Pires. Ainda haverá outros nove pontos de comemoração espalhados por toda a cidade, com queima de fogos e apresentações musicais.
+ Polícia monta esquema para evitar arrastões no Réveillon de Copacabana
Quanto ao trânsito, os bloqueios em Copacabana e no Leme começam a partir das 7h do dia 31 de dezembro, com a interdição da pista da Avenida Atlântica junto à orla, como ocorre nos fins de semanas e feriados. Já às 19h30, serão fechados todos os acessos ao bairro. Somente ônibus e táxis poderão circular no bairo até às 22h. Será proibido estacionar em toda a extensão da Avenida Atlântica e nas suas vias de acesso e saída a partir das 18h desta sexta (30).
A partir das 22h do dia 31, haverá embarque de ônibus na Enseada de Botafogo, próximo ao Botafogo Praia Shopping, para o Centro, Rodoviária e alguns bairros da Zona Norte (Muda, Usina, Méier, Jacaré, Penha e Ilha do Governador). Em Ipanema, será possível embarcar na Avenida Vieira Souto e na Rua Prudente de Morais, em ônibus convencionais e executivos rumo à Barra da Tijuca (Terminal Alvorada), Cidade de Deus, Recreio, Pechincha, Piabas, Santa Cruz e Campo Grande.
Os acessos à Copacabana serão liberados para todos os veículos somente às 5h do dia 1º. Ambas as pistas da Avenida Atlântica, no entanto, permanecerão interditadas até as 10h. A partir desse horário, a via será reaberta e funcionará com a mão invertida, como ocorre aos domingos e feriados.
Como será a festa
Copacabana terá dois palcos cheios de atrações no Réveillon. Um será o Palco Copacabana, situado em frente ao Hotel Copacabana Palace, que terá shows de Zeca Pagodinho, Iza e Alexandre Pires, além da bateria da Grande Rio e DJs. O outro será o Palco Carioca, em frente à Rua Santa Clara, que receberá Mart’nália, Bala Desejo, Gilsons, Preta Gil, bateria da Beija-Flor e DJS.
A queima de fogos será inédita, segundo a prefeitura, com bombas mais modernas e tecnológicas. O espetáculo durará 12 minutos, com grafismos inéditos, brilhos e cores. Ao todos, serão dez balsas, com distância de 25 metros entre elas e sistema de disparo com conexão via GPS.
Outros nove pontos da cidade recebem comemorações: Flamengo, Ilha do Governador, Madureira, Paquetá, Guaratiba, Penha, Ramos, Sepetiba e Barra da Tijuca. Para saber mais detalhes sobre as atrações, clique aqui.
+ Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui
Saiba os números do Réveillon em Copacabana
- Serão 195 profissionais da CET-Rio e mais de 1.500 agentes e guarda municipais para ações de ordenamento e apoio ao trânsito.
- Mais de 4 456 garis para limpeza.
- Quatro postos médicos, com 144 profissionais de saúde e mais de 30 ambulâncias para atendimentos.
- Monitoramento por meio do novo telão do Centro de Operações Rio (COR), com 122 metros quadrados e 125 telas de 55 polegadas.
- Oito bases de apoio da Secretaria de Ordem Pública (Seop), que contará com 1 517 agentes em ações de ordenamento urbano e de trânsito.