Turismo de negócios se recupera no Rio e cresce quase 500% em 2022

Entre janeiro e outubro de 2022, cidade sediou 112 congressos, simpósios e conferências; do total, 40% relacionados à área de saúde segundo Rio CVB

Por Da Redação
Atualizado em 17 out 2022, 16h36 - Publicado em 17 out 2022, 16h36
praia-de-copacabana
Praia de Copacabana: o local lidera gravações de filmes no Brasil (./Divulgação)
Continua após publicidade

O Rio de Janeiro anda fechando bons negócios na seara do turismo que reúne congressos, simpósios e conferências. O número de eventos deste tipo sediados na cidade cresceu 490% neste ano, em comparação com 2021, segundo os dados do Rio Convention Bureau. De acordo com o levantamento, o segmento gerou mais de 217 milhões de dólares (aproximadamente 1 bilhão de reais) à economia da cidade entre janeiro e outubro de 2022. A recuperação do setor no estado fluminense é influenciada pela recuperação econômica após a pandemia de Covid-19.

+ Detran realizará mutirão para emitir carteiras de identidade

Neste quase dez meses, foram realizados 112 eventos no Rio, 40% deles na área de saúde. Esses encontros ajudaram a recolheram 10 milhões de dólares (54 milhões de reais) em Imposto sobre
Serviços (ISS). Apenas o Congresso Mundial de Cardiologia, que começou na quinta (13), no RioCentro, deve gerar 11 milhões de dólares (60 milhões de reais) em receita para a cidade. O principal evento da especialidade médica volta a acontecer no Rio de Janeiro após 24 anos e a expectativa é receber 11 mil pessoas entre congressistas e palestrantes.

Em 2019, em um cenário pré-pandemia, foram realizados 278 eventos técnico-científicos no Rio de Janeiro, que geraram cerca de 1 bilhão de dólares. Desses, cerca de um terço foram de medicina. Em 2021, ano ainda bastante afetado pela pandemia, pelo surgimento da variante Ômicron, a cidade contou com 19 eventos do tipo na cidade.

+ Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui

Continua após a publicidade

“Embora ainda não tenhamos alcançado o número pré-pandemia, estamos entusiasmados com a perspectiva de logo voltarmos a esse patamar. O setor está se recuperando e toda sua estrutura já se adaptou para receber os turistas após esses dois anos afetados pela pandemia”, disse a diretora-executiva do Rio CVB, Roberta Werner.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de Rio de Janeiro

a partir de 39,96/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.