UFRJ ganhará Centro Nacional de Transplantes Complexos filiado ao SUS
Primeiro do país a ser ofertado pelo Sistema Único de Saúde, CNTC fará procedimentos de coração, pulmão, rim, pâncreas e fígado, combinados
O Hospital Universitário Clementino Fraga Filho (HUCFF/UFRJ) vai lançar o Centro Nacional de Transplantes Complexos (CNTc). Ali serão feitos transplantes de coração, pulmão, rim, pâncreas e fígado, combinados, assim como transplantes contra barreiras imunológicas. Também será desenvolvido no local um programa de reabilitação intestinal e transplante intestinal e multivisceral. O CNTc será o primeiro do país a ser ofertado pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
+ Como será o novo museu que vai abrir as portas dentro do Jardim Botânico
As adequações no sétimo andar (ala F) do hospital, que fica na Ilha do Fundão, serão feitas a partir de doações da Rede Dasa à unidade hospitalar, somadas a um investimento do Ministério da Saúde. Embora ainda não haja previsão para o início das obras, já é certo que, inicialmente, o Centro comportará seis leitos para o Centro de Terapia Intensiva (CTI) e oito de enfermaria para atender à demanda de transplantes. O projeto para criação de um centro de transplantes complexos no país vem sendo desenvolvido há um ano pelo Ministério da Saúde, que entendeu que o HUCFF é a unidade adequada, por sua capacidade de atendimento em média e alta complexidades.
+ Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui
“O projeto, além de propulsionar os transplantes no país, aumentará a capacidade de atendimento à alta complexidade para nossos pacientes”, disse Marcos Freire, diretor do hospital, que se orgulha do fato de a UFRJ inaugurar o programa no país.