Avatar do usuário logado
Usuário
OLÁ, Usuário
Ícone de fechar alerta de notificações
Avatar do usuário logado
Usuário

Usuário

email@usuario.com.br

Final feliz à vista: UFRJ deixará de ser vizinha da TCA de Odete Roitman

Universidade leiloará onze espaços comerciais no Ventura Corporate, dois deles usados pela Escola de Música; pagamento virá em obras de infraestrutura nos campi

Por Paula Autran
3 out 2025, 06h06
ventura=corporate-towers
Ventura Corporate Towers: torres gêmeas do arranha-céu têm 34 andares, mais de 100 mil m² de escritórios e helipontos (Tânia Rego/Agência Brasil)
Continua após publicidade

A UFRJ vai deixar de ser vizinha da TCA no Edifício Ventura Corporate — endereço da empresa de Odete Roitman no remake de Vale Tudo. Erguidas há 16 anos em um terreno na Avenida República do Chile, no Centro, as torres gêmeas do arranha-céu têm 34 andares, mais de 100 000 metros quadrados de escritórios e helipontos como o usado pela vilã da ficção, com vista privilegiada da Baía de Guanabara.

+ Número de acidentes com patinetes e bicicletas elétricas dobra no Rio

+ Ovo colorido estará em happy hour carioca no Gastronomika, em San Sebastián

A parte da instituição federal neste latifúndio são onze espaços comerciais — dois deles usados pela Escola de Música, sete alugados e dois vazios — que serão leiloados em novembro, na B3, com lance mínimo de 251 milhões de reais. Mas o pagamento não virá em dinheiro, e sim em obras de infraestrutura nos campi, como um prédio anexo à sede da Escola de Música, na Lapa.

+ Estilo de vida: Rio Ethical Fashion faz composê com COP 30 no Museu do Amanhã

Continua após a publicidade

+ Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui

“É a conversão de um patrimônio imobiliário que não tem nada a ver com a função da UFRJ”, explica o pró-reitor de Gestão e Governança, Fernando Peregrino, acrescentando que a posse será imediata, mas a escritura só será transferida quando as dez intervenções, já projetadas, forem concluídas. “Não vejo a novela, mas se ela ajudar a despertar o interesse dos investidores capitalistas está ótimo”, brinca Peregrino.

Compartilhe essa matéria via:
Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
15 marcas que você confia. Uma assinatura que vale por todas
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Assinantes da cidade do RJ

A partir de 32,90/mês