Vacinação contra gripe será antecipada: veja quem pode se vacinar
Imunização começa na quarta (2) em todo o estado, que recebeu 492 mil doses; mais de 7 milhões de pessoas podem se vacinar contra o vírus este ano

O início da vacinação contra a gripe foi antecipado para a próxima quarta (2) no estado do Rio de Janeiro. A primeira remessa de 492 mil doses, recebida do Ministério da Saúde, já está sendo distribuída para os 92 municípios fluminenses. A campanha começa dia 7 de abril em todo o país, mas algumas cidades e estados já anunciaram a antecipação.
+ Vacinação contra o sarampo é ampliada após novos casos no Rio
“É importante, para quem compõe o público-alvo, procurar um posto de saúde e ficar protegido. O vírus da influenza muda conforme passam os anos, por isso é importante atualizar o imunizante”, explica Mário Sergio Ribeiro, subsecretário estadual de Vigilância e Atenção Primária à Saúde.
A gripe é uma doença respiratória de transmissão aérea. Em casos mais graves, pode levar ao óbito, por isso a definição dos grupos prioritários para a vacinação. No Rio, mais de 7 milhões de pessoas poderão receber o imunizante, que protege contra três tipos do vírus influenza: H1N1, H3N2 e Influenza B. A vacina é atualizada a cada campanha, para trazer as cepas dos vírus que devem circular com mais frequência no próximo inverno. Por isso, é necessário tomá-la todo ano, para que a eficácia continue alta.
Veja quem pode se vacinar contra a gripe:
Idosos com 60 anos ou mais;
Crianças de 6 meses a menores de cinco anos de idade (quatro anos, 11 meses e 29 dias);
Gestantes e puérperas (com até 45 dias após o parto);
Povos indígenas e quilombolas;
Pessoas em situação de rua;
Pessoas com crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais;
Trabalhadores de saúde e da educação;
Profissionais das forças de segurança, salvamento e Forças Armadas;
Pessoas com deficiência permanente;
Caminhoneiros e trabalhadores de transporte coletivo;
Trabalhadores portuários;
Trabalhadores dos correios;
População e os funcionários do sistema prisional;
Adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas.
O principal objetivo da vacinação conta a gripe é proteger contra as complicações da doença que podem levar à hospitalização e mortes. Em 2025, até 26 de março, foram notificados 112 casos e seis óbitos por Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) por influenza no estado. Os dados estão disponíveis no Monitora RJ (www.monitorarsauderj.com.br) na aba Vigilância em Saúde, e SRAG e Vírus Respiratório.
+ Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui
Para se imunizar, basta se deslocar a uma unidade básica de saúde e solicitar a vacina. Há contraindicação para pessoas com alergia aos componentes da vacina, principalmente à proteína do ovo. Portadores de doenças neurológicas e da síndrome Guillain-Barré devem consultar um médico antes de tomar a vacina e seguir suas orientações. Para pessoas que tenham apresentado febre recente, recomenda-se adiar a vacinação até que o estado de saúde melhore.