Vem aí o Baixo Jaguar: trecho da Rua da Carioca vai homenagear cartunista
Ação celebra a trajetória do criador do ratinho Sig, lenda urbana e figura emblemática da boemia da cidade
Um dos pontos mais tradicionais do Centro do Rio acaba de ganhar um novo nome. O trecho da Rua da Carioca entre a Avenida Passos e a Rua Uruguaiana foi oficialmente batizado de Baixo Jaguar pelo prefeito Eduardo Paes, em homenagem ao cartunista carioca Sérgio de Magalhães Gomes Jaguaribe, o Jaguar, que faleceu no último dia 24, aos 93 anos. A mudança foi publicada no Diário Oficial do Município desta terça (9).
Conhecido por seu espírito irreverente e boêmio, Jaguar frequentava a região batizada recentemente de Rua da Cerveja. A ligação do cartunista com a bebida é histórica: seu personagem mais famoso, o ratinho Sig, foi criado originalmente para uma campanha publicitária de uma cervejaria.
+Com vigor imobiliário, Centro da cidade atrai novos habitantes
O local reúne bares históricos e é ponto de encontro de jornalistas, artistas e intelectuais — um cenário que refletia bem o estilo de vida de Jaguar. A homenagem celebra a trajetória de um artista que se tornou uma verdadeira lenda urbana da cidade, deixando seu legado não apenas nas páginas dos jornais e revistas, mas também nas ruas do Rio de Janeiro.
+Choperia Cotovelo chega à Rua da Cerveja com homenagens à bebida
Além de cartunista, Jaguar também se destacou como escritor e cronista. Ele foi um dos fundadores do jornal satírico O Pasquim, símbolo da resistência cultural durante a ditadura militar, e criou personagens que marcaram gerações, como o ratinho Sig.
Um novo nome para a Rua da Carioca
As obras de revitalização para transformar a Rua da Carioca na Rua da Cerveja começaram em meados de agosto. Este será o primeiro polo cervejeiro da cidade e novo ponto turístico de lazer, cultura e gastronomia, que já vem movimentando a região desde a chegada das cinco primeiras cervejarias artesanais.
+Fiocruz descobre espécie de inseto predador de borrachudos na Zona Oeste
O polo foi criado por meio da Secretaria municipal de Desenvolvimento Econômico. A intervenção vai transformar o espaço público com melhorias que ampliam o conforto, a segurança e a atratividade para quem circula ou empreende no local. O prefeito Eduardo Paes (PSD) esteve no local e comentou sobre as obras. “A Rua da Carioca é uma dessas ruas marcantes do Centro, guardando a arquitetura do passado. E uma das iniciativas é ea Rua da Cerveja, que vai fazer com que diversos microempreendedores e cervejarias independentes, se instalem aqui”, disse.
+Agora é para valer! Zona Sudoeste é sancionada pela Prefeitura
Serão feitas as obras de requalificação do espaço público, das ruas e da calçada. O local terá um calçamento diferenciado com um ambiente mais agradável para o pedestre. De acordo com o prefeito, a experiência de revitalização do Centro do Rio já está inspirando várias outras cidades do Brasil, principalmente as capitais.
Obras começaram em agosto
Com projeto elaborado pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Licenciamento, as obras da Rua da Cerveja terão duração de um ano e serão executadas pela Secretaria Municipal de Infraestrutura. Elas incluem recuperação da drenagem e pavimentação, além de melhorias na acessibilidade. Mais de 7,5 mil metros quadrados de área pública serão recuperados por meio dessas ações. O valor do projeto está estimado em R$ 2,9 milhões. “Vamos fazer melhorias no calçamento para valorizar os pedestres e a convivência dos bares existentes e dos futuros que serão abertos aqui. Vamos recuperar toda a parte de pavimentação também, iluminação e mobiliário urbano”, disse o secretário municipal de Infraestrutura, Wanderson Santos.
+Vigilância Sanitária libera restaurante japonês no BarraShopping
O projeto busca resgatar o charme e a vocação original da Rua da Carioca, que por décadas foi referência em comércio especializado e na vida noturna carioca. A nova ambientação já vem impulsionando negócios ligados à cerveja, à gastronomia e à cultura, em harmonia com a preservação do patrimônio histórico.
+Setembro Amarelo: a importância de falar de suicídio entre jovens
Ao todo, nove cervejarias assinaram com a Prefeitura do Rio, e cinco já estão abertas. São elas: Vírus Bier (número 55), Martelo Pagão e Piedade Cervejaria (números 76-74), além de Tio Ruy e Búzios (números 17-15) que abriram sob o nome Cotovelo.
+Desocupação de prédio no Centro do Rio é marcada por confusão
A Rua da Cerveja é parte das iniciativas do Reviver Centro, plano de recuperação urbanística, cultural, social e econômica da região central do Rio, que estimula a atração de novos moradores e já concedeu 57 licenças e gerou 5.236 unidades residenciais.
Também integra o conjunto de iniciativas para revitalização da região o Reviver Centro Cultural – com 43 estabelecimentos artístico-culturais, dos quais 37 já estão abertos, em um perímetro bem próximo à Rua da Carioca – e o Reviver Centro Patrimônio Pró-APAC, por meio do qual o município vai subsidiar a recuperação de imóveis em deteriorado estado de conservação.
+ Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui
Subsídios para empresários
Para impulsionar o projeto, a prefeitura concedeu subsídios financeiros para os empresários: de 1000 reais por metro quadrado para reformas e 75 reais por metro quadrado mensais para despesas, com um teto para imóveis de até 200 metros quadrados. Os repasses mensais terão duração de 30 a 48 meses.
Com essa estratégia, a expectativa é que a Rua da Cerveja movimente 222 milhões de reais em quatro anos, gere uma massa salarial de 41,8 milhões de reais e crie cerca de 500 novos empregos. A ideia é atrair cada vez mais pessoas para visitar e morar na região central do Rio, impulsionando a revitalização e a preservação do Centro e seus prédios históricos. No mês passado, a prefeitura homologou a licitação de 2,8 milhões de reais para a revitalização da Rua da Carioca.