Tchau, frio! Rio vai ter veranico e temperaturas ficarão acima de 30 graus
Mas temperatura alta será passageira, já que nova e forte massa de ar polar está prevista para ocorrer entre o fim de agosto e o início de setembro

O Brasil entra no terceiro veranico do ano a partir da próxima quarta (20). Segundo a Climatempo, o período de calor fora de época, em pleno inverno, deve elevar as temperaturas no Centro-Oeste, especialmente em Mato Grosso e parte de Goiás, onde picos devem chegar entre 38°C a 40°C. O fenômeno “respinga” no Rio, que tem máxima estimada para 35ºC na próxima sexta (22), quando a mínima deve alcançar a 19ºC. Apesar da alta, a previsão indica que a quentura será passageira: uma nova e forte massa de ar polar está se aproximando, com chegada prevista para a virada de agosto para setembro, pronta para derrubar novamente as temperaturas.
+ Passarela modernista: Lenny Niemeyer desfila coleção no Palácio Capanema
Antes disso, o bloqueio atmosférico que se forma sobre o interior do país vai inverter o padrão de ventos, substituindo o ar frio vindo do Sul por correntes quentes do Norte e Nordeste. A mudança deve trazer tardes com sol forte e máximas bem acima da média. As áreas mais afetadas terão temperaturas até 5°C acima do esperado para agosto. Regiões que vão do norte de Santa Catarina ao centro-norte de Mato Grosso e Rondônia também sentirão aquecimento, mas em menor intensidade, com até 3°C a 5°C acima da média.
+ Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui
Na prática, veranicos são períodos de mais de quatro dias quentes durante o inverno ou o outono. São dias de temperatura acima de média, tempo seco e pouca chuva. A baixa umidade, já inferior ao ideal, deve se agravar com a ausência de chuva, aumentando o risco de doenças respiratórias.
Confira as máximas e mínimas previstas para o veranico no Rio
Segunda (18): 24ºC/25ºC
Terça (19): 25ºC/16ºC
Quarta (20): 26ºC/17ºC
Quinta (21): 27ºC/18ºC
Sexta (22): 35ºC/19ºC