O verão chegou com tudo: sensação térmica chega a 54°C no fim de semana

Cidade registrou maior temperatura da estação pelo terceiro dia seguido. Calor intenso continua nos próximos dias e temperatura máxima pode chegar a 40ºC

Por Redação VEJA RIO Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 16 jan 2023, 14h04 - Publicado em 16 jan 2023, 14h01
Por do sol no Arpoador
Calor: cariocas voltam a aproveitar as altas temperaturas do verão  (Rafael Catarcione/Riotur/Divulgação)
Continua após publicidade

Após um início de janeiro chuvoso e com cara de inverno, o Rio voltou a experimentar o calor típico desta época do ano. Neste domingo (15), a cidade registrou pelo terceiro dia consecutivo a maior temperatura deste verão. Os termômetros do Sistema Alerta Rio marcaram 40,3°C, às 15h30, na estação Irajá. A sensação térmica no município foi além e chegou a 54°C, às 13h30, na região da Zona Norte.

+ É proibido: guardas municipais impedem prática de rapel no viaduto do Joá

As maiores temperaturas registradas anteriormente nas estações do Alerta Rio neste verão foram de 39,1°C, no dia 14 de janeiro, e 38°C, no dia 13. Já as maiores sensações térmicas chegaram a 51,1°C, no dia 14, e 47,3°C, no dia 12.

A influência de um novo posicionamento do sistema de alta pressão é o que tem deixado os dias mais quentes na cidade.  “Isso faz com que tenhamos temperaturas altas, associadas à possibilidade de pancadas de chuva rápidas e isoladas ao fim do dia”, explica o meteorologista do Alerta Rio, Anselmo Pontes.

Compartilhe essa matéria via:
Continua após a publicidade

O sol forte e o calorão seguem acompanhando os cariocas nesta segunda (16). Há previsão de pancadas de chuva isoladas e rápidas no período da tarde. A temperatura máxima pode chegar a 40°C. Na terça (17), o céu ficará claro a parcialmente nublado e pode chover no fim da tarde e início da noite. A estimativa média de chuva é de até 5 mm para cada um desses dias.

Já entre quarta (18) e sexta (20), feriado municipal do Dia de São Sebastião, o tempo volta a ser influenciado por áreas de instabilidade em médios níveis da atmosfera. Podem ocorrer pancadas de chuva isoladas durante a tarde e a noite, acompanhadas ou não de raios e rajadas de ventos. A estimativa média deverá ficar abaixo de 10 mm para cada um desses dias. 

+ Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de Rio de Janeiro

a partir de 39,96/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.