Continua após publicidade

Vídeo: baleia jubarte aparece morta em São Conrado e comove banhistas

Fêmea e com cerca de dois anos, ela encalhou à beira d'água, perto da Avenida Niemeyer, e estava em rota de migração para o litoral da Bahia

Por Da Redação
Atualizado em 20 ago 2021, 10h34 - Publicado em 18 ago 2021, 12h39
Baleia encalhada nas areias da praia de São Conrado
Encalhada: Guardas Municipais isolam a área em que a baleia encalhou, perto da Avenida Niemeyer  (GM Rio/Divulgação)
Continua após publicidade

Foi um amanhecer triste na Praia de São Conrado. Uma baleia jubarte de cerca de 8 metros foi encontrada encalhada na areia, perto da descida da Avenida Niemeyer. Ainda não se sabe o que causou a morte do animal, o que só será possível afirmar depois de uma autópsia. “Vamos fazer exames, mas que dá para dizer é que ela já estava morta quando encalhou”, disse a VEJA RIO o biólogo Rafael Carvalho, do Laboratório de Mamíferos Aquáticos e Bioindicadores da Uerj.

baleia morta
Material é recolhido para fazer exames e detectar a causa da morte da baleia, fêmea e com cerca de dois anos (Caio Filho/Reprodução)

Rafael lembra que a jubarte é uma espécie migratória e, nesta época do ano – entre julho e novembro -, costuma se deslocar das águas gélidas da Antártida para a costa brasileira, onde se reproduz. O maior “berçário” dessas baleias fica em Abrolhos, no litoral sul da Bahia e, no caminho desta longa viagem, algumas acabam morrendo.

Já com data de despedida na Globo, Marcos Mion ‘felizão’ vira meme

A que apareceu encalhada em São Conrado é uma fêmea, de cerca de dois anos. A presença do animal morto à beira d’água causou comoção entre banhistas e frequentadores da praia, que cercaram o bicho para fazer fotos. A Guarda Municipal precisou criar um cordão de isolamento para que biólogos e uma equipe da Comlurb pudessem trabalhar na coleta de material e na remoção da carcaça. Ela está sendo cortada em pedaços, que serão levados para um centro de tratamento de resíduos. Veja o vídeo feito no início da manhã:

Continua após a publicidade

+ Para receber VEJA Rio em casa, clique aqui

 

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de Rio de Janeiro

a partir de 39,96/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.