Washington Fajardo: “Temos um porto para ocupar. Santos Dumont é viável”

Arquiteto acredita que proposta de desativar o aeroporto Santos Dumont seja apenas um exercício de pensamento urbanístico

Por Da Redação
Atualizado em 17 fev 2020, 15h33 - Publicado em 17 fev 2020, 15h30
Nova polêmica: Santos Dumont seria desativado para criação de bairro (Buda Mendes/Getty Images)
Continua após publicidade

O arquiteto e urbanista Washington Fajardo é contra a ideia de desativar o aeroporto Santos Dumont para criar um bairro no mesmo local, ligando o Centro à Zona Sul. A ideia, que vem sendo difundida recentemente, é da dupla dos arquitetos e urbanistas Carlos Murdoch e Felipe Salles. No projeto, eles alegam que o aeroporto do Galeão já domina o tráfego aéreo no Rio de Janeiro e o Santos Dumont tem obstáculos nas duas cabeceiras de pista: o vão central da Ponte Rio-Niterói e o Pão de Açúcar.

O aeroporto Santos Dumont é totalmente viável. Não acredito em um cenário de desativação, porque é um aeroporto sem pressão urbana. Ele está praticamente localizado na Baía de Guanabara. Entendo que a proposta para fechá-lo é apenas um exercício de pensamento urbanístico”, comenta Fajardo.

De acordo com a proposta de Salles e Murdoch, o bairro Santos Dumont teria o tamanho do Leblon. Seriam 5 milhões de metros quadrados, desses, 3 milhões para construções residenciais e 2 milhões destinados às áreas de serviços e comércio. O valor da operação imobiliária seria de R$ 100 bilhões. De acordo com o criador da ideia, o retorno em tributos anuais seria de R$ 3,3 bi.

Fajardo acredita que outras áreas da cidade estão prontas para receber investimento, além de construções residenciais e comerciais.

“Ainda temos uma Zona Portuária inteira para ocupar. Não há necessidade de liberar áreas”, opina.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de Rio de Janeiro

a partir de 39,96/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.