Avatar do usuário logado
Usuário
OLÁ, Usuário
Ícone de fechar alerta de notificações
Avatar do usuário logado
Usuário

Usuário

email@usuario.com.br

Zé Brandão coordena curso de animação para alunos da rede pública

Projeto Estúdio Escola de Animação tem como objetivo mostrar aos estudantes uma nova possibilidade de profissão

Por Heloiza Gomes
1 abr 2017, 15h18 • Atualizado em 1 abr 2017, 15h18
RIO DE JANEIRO, RJ, BRAZIL, 21-03-2017: Carioca Nota 10: Zé Brandão . (Foto: Felipe Fittipaldi). (Felipe Fittipaldi/Veja Rio)
Continua após publicidade
  • Há dezesseis anos no mercado de animação, o diretor Zé Brandão percebeu que a área não costuma ser considerada uma opção profissional pelos jovens. Notou mais: muitos deles nem sabem que é possível ganhar a vida com isso. “Não há orientação vocacional que cite animador como profissão. Vi que precisava fazer algo na hora em que as pessoas estão escolhendo seu futuro”, diz o sócio do Copa Studio e criador do desenho Tromba Trem, exibido pelo Cartoon Network. Desde 2013, ele passou a coordenar o projeto Estúdio Escola de Animação, oferecendo cursos gratuitos a estudantes matriculados na rede pública de ensino. “Para dar uma visão geral, ministramos aulas de edição, roteiro, fotografia”, conta. “Tudo é feito de forma autoral. Os alunos trabalham em cima de suas ideias, dentro de um estúdio de verdade, e saem com um curta pronto”, acrescenta Brandão. Os resultados não poderiam ser mais animadores: alguns desses trabalhos já foram até premiados durante o Festival Anima Mundi, nas edições de 2013, 2014 e 2015.

    O curso está agora na quinta edição e tem duração de cinco meses, com carga de oito horas semanais. Mesmo sendo um mercado em expansão, Brandão faz questão de deixar claro que o objetivo não é descobrir novos talentos. “Queremos apontar a animação como um possível caminho, já que o sistema educacional tradicional não incentiva o adolescente que desenha. Quem não é bom em matemática também pode vencer”, garante ele. Para concorrer a uma das 45 vagas abertas por ano, é necessário fazer a inscrição pelo site estudioescola.com.br. Além das aulas, o projeto contempla alimentação e transporte para os aprendizes. “No início fazíamos um tour pelas escolas para falar do curso. Hoje, ele está bem conhecido”, conta o diretor, que já formou 140 jovens animadores e produziu doze curtas-metragens com essa molecada.

    Publicidade

    Essa é uma matéria fechada para assinantes.
    Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

    Domine o fato. Confie na fonte.
    15 marcas que você confia. Uma assinatura que vale por todas
    Impressa + Digital no App
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital no App

    Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

    Assinando Veja você recebe semanalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
    *Assinantes da cidade do RJ

    A partir de R$ 29,90/mês