Carioca nota 10: Cônsul do Panamá doa uniformes para projeto social
Iniciativa beneficia jovens de comunidades carentes atendidos pelo Projeto Escoteiro Feliz, com foco em cidadania e vocação marítima
Líder global em abanderamento de navios e um dos maiores hubs logísticos do mundo graças ao Canal do Panamá, o país centro-americano reforçou mais uma vez sua conexão com o mar (desta vez, por meio da solidariedade). O cônsul-geral do Panamá no Rio de Janeiro, Rubén Arguëlles Sánchez, realizou a doação de uniformes completos para crianças e adolescentes atendidos pela Federação Brasileira de Escoteiros do Mar (FBEM). A entrega foi destinada ao Projeto Escoteiro Feliz, que atualmente atende cerca de 100 jovens a partir dos 7 anos, oriundos de comunidades em situação de vulnerabilidade.
“Somos referência internacional em assuntos marítimos. Nossa marinha mercante é competitiva e eficiente”, destacou o cônsul, ao reforçar o compromisso do Panamá com iniciativas de inserção social e formação cidadã ligadas ao setor náutico.
Criado para ser um projeto contínuo dentro da FBEM, o Escoteiro Feliz promove a educação integral de jovens por meio de atividades escoteiras voltadas ao mar, que envolvem noções de navegação, civismo, disciplina e trabalho em equipe. Muitas das crianças beneficiadas não têm acesso a recursos básicos e enxergam no movimento escoteiro uma oportunidade de transformação de vida (inclusive com a possibilidade de seguir carreira na Marinha do Brasil).
“A doação feita pelo consulado representa mais do que um apoio material. Significa a valorização desses jovens, melhora sua autoestima e permite que participem das atividades com dignidade”, afirma Luiz André Albuquerque, diretor jurídico da Federação.