Fenomenais! Ginastas brasileiras ganham milhões de seguidores nas redes
Após o bronze por equipes em Paris, Rebeca Andrade, Flávia Saraiva, Jade Barbosa, Lorrane Oliveira e Júlia Soares dobraram o número de fãs no Instagram
Não é tempo de reality show (embora as transmissões dos jogos olímpicos façam a gente querer ficar grudado no sofá, em frente à TV), mas as ginastas brasileiras estão ganhando seguidores com uma velocidade de tirar o fôlego quando comparamos com qualquer programa de televisão que sirva de alavanca para as redes sociais.
Rebeca Andrade chegou a Paris com um pouco mais de 2 milhões de seguidores e, em menos de uma semana de Jogos, já bateu a marca de 4,3 milhões até a última atualização dessa publicação, enquanto Flavinha Saraiva pulou de 1 milhão para 2,3 milhões. A veterana Jade Barbosa e Lorrane Oliveira já superaram a marca de 1 milhão de seguidores e a novata Júlia Soares chegou a 1,6 milhão.
Em 2016, quando recebemos os maiores nomes do esporte olímpico no Rio, nossos ginastas ganharam centenas de milhares de seguidores. Arthur Nory foi o que mais conquistou fãs em redes sociais à época, acumulando aproximados 1,3 milhão de fãs em suas redes. Com esse número, o medalhista olímpico da RIO2016 conquistou contratos publicitários, alguns internacionais, e conseguiu comprar o seu imóvel graças ao poder da sua rede.
O interessante é que o movimento no Instagram e afins não alavancou o único ginasta brasileiro que participou da final indivudual geral no masculino. O talentoso Diogo Soares permanece com um pouco menos de 200 mil seguidores – o que é injusto com esse talentoso ginasta e finalista olímpico de individual geral.
O Brasil, hoje, é visto como uma potência nas redes sociais, aproveitando as oportunidades de engajamento trazidas pelas discussões que dominam o dia – e, vamos combinar, só se fala de olimpíada.
A Federação Internacional de Ginástica, atenta a isso, vem fazendo collabs e mais collabs (aqueles posts compartilhados em mais de um perfil) com atletas brasileiros e com a Confederação Brasileira de Ginástica e, com isso, tenta agradar o público verde e amarelo, que caiu de amores pelas ginastas do país. A entidade internacional mais importante da ginástica tem menos de 10% do número de seguidores de Rebeca Andrade, com seus 327 mil seguidores.