Imagem Blog

Bruno Chateaubriand

Por Bruno Chateaubriand, jornalista Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO

Julgamento no Carnaval 2025 muda e pode surpreender! Saiba tudo

Liesa divulgou nessa quinta-feira (30) o manual do julgador do Grupo Especial

Por Bruno Chateaubriand Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
30 jan 2025, 21h27
carnaval-2024
Carnaval 2024: a festa de Momo movimentou 5 bilhões de reais (Daniel Ramalho/Veja Rio)
Continua após publicidade

A Liesa disponibilizou nesta quinta-feira (30) o manual do julgador e o regulamento oficial do Grupo Especial para o Carnaval 2025. O documento traz mudanças significativas em vários quesitos e pode impactar diretamente as notas das escolas.

Mudanças nos critérios de julgamento

Bateria: A criatividade da bateria agora será avaliada como um “arranjo musical”, considerando versatilidade e grau de dificuldade da execução. Além disso, os jurados não devem penalizar estilos próprios de cada escola.

Samba-Enredo: A letra do samba não precisa mais seguir a ordem cronológica do desfile. Também foi incluído um critério que valoriza um vocabulário autêntico, em oposição a rimas clichês. Outro ponto importante: os componentes não precisam cantar o samba na totalidade para que ele seja bem avaliado.

Harmonia: O julgamento da harmonia passa a incluir a interação entre intérpretes e músicos. Também foi proibida a penalização por “buraco harmônico” e por falhas de canto dos componentes das alas.

Evolução: Foi especificado que alas coreografadas podem andar para trás se for parte da coreografia. Além disso, os julgadores não devem levar em conta se os componentes estão cantando ou não o samba-enredo.

Continua após a publicidade

Alegorias e Adereços: Agora, danos materiais e falta de acabamento devem ser penalizados. Porém, mudanças sutis em cores ou detalhes em relação ao Livro Abre-Alas não devem ser levadas em consideração.

Comissão de Frente: A interação entre a comissão e o tripé passa a ser um critério de avaliação. Além disso, escolas que optarem por não usar tripé não serão penalizadas.

Mestre-Sala e Porta-Bandeira: O novo texto enfatiza que a dança do casal mistura elementos do samba com outras influências culturais. Além disso, tropeços, quedas e falhas artísticas serão penalizados.

As mudanças devem impactar diretamente a forma como as escolas serão avaliadas no Carnaval 2025. Agora, resta saber como os jurados aplicarão essas novas diretrizes na prática!

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Assinantes da cidade do RJ

a partir de R$ 29,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.