Imagem Blog

Bruno Chateaubriand

Por Bruno Chateaubriand, jornalista Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Continua após publicidade

Velha Guarda da Mangueira se torna patrimônio imaterial carioca

E por falar em cultura, a Lei do ISS vai transferir maior valor na história a produtores culturais na cidade

Por Bruno Chateaubriand Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
9 Maio 2024, 16h49
velha-guarda-mangueira
Velha Guarda da Mangueira: patrimônio imaterial cultural do Rio (JM Arruda/Divulgação)
Continua após publicidade

A Velha Guarda da Estação Primeira de Mangueira acaba de ser declarada Patrimônio Cultural de Natureza Imaterial pela cidade do Rio de Janeiro. Na decisão, a prefeitura considera a importância da agremiação para a preservação da memória e da história do samba e do Carnaval, destacando a necessidade de perpetuar a cultura popular.

Criada em 1943, por alguns dos fundadores da Verde e Rosa, como Cartola e Carlos Cachaça, a Velha Guarda da Mangueira já chegou a contar com 150 integrantes. Atualmente, são 50 componentes que precisam ser sócios da escola por mais de 30 anos, e ter acima de 60 anos de idade.

Falando em cultura…

A Lei do ISS 2024 está com inscrições abertas e R$ 76,2 milhões na rua, o maior valor na história da lei, que surgiu em 2013. Com isso, haverá uma maior ampliação dos recursos destinados ao subúrbio carioca (zonas Norte e Oeste, com exceção da Barra da Tijuca). Os projetos aprovados serão executados a partir de janeiro de 2025.

Continua após a publicidade

As regras de simplificação da prestação de contas para projetos de menor porte continuam valendo. Produtores culturais que captarem até R$ 300 mil serão dispensados da apresentação do relatório de execução financeira, desde que comprovada a realização integral do objeto do projeto, demonstrando a boa e regular aplicação dos recursos públicos.

As inscrições para os produtores culturais interessados vão até o dia 31 de maior, pelo site.Podem se inscrever pessoas jurídicas com no  mínimo dois anos de atuação cultural no Rio, com propostas nas áreas de artes visuais; artesanato; audiovisual; bibliotecas; centros culturais; cinema; circo; dança; design; folclore; fotografia; literatura; moda; museus; música; multiplataforma; teatro; transmídia e preservação e restauração do patrimônio natural, material e imaterial.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de Rio de Janeiro

a partir de 39,96/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.