Imagem Blog

Daniel Sampaio

Por Daniel Sampaio: advogado, ativista do patrimônio, embaixador do turismo carioca e fundador do Instagram @RioAntigo Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO

Quilombo Sacopã recebe evento gratuito no Dia da Consciência Negra

Projeto Seta realiza ação antirracista no domingo, dia 20 de novembro

Por Daniel Sampaio Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
18 nov 2022, 15h19
Pessoas sentadas, reunidas em uma roda, durante ação no Quilombo Sacopã
Ação no Quilombo Sacopã -  (Luiz Martins Pinto/Divulgação)
Continua após publicidade

Promover um evento no dia 20 de novembro em um quilombo é muito simbólico. Afinal, o espaço retrata resistência, cultura negra, história, afeto e ancestralidade, o que torna a ação do Projeto Seta no Quilombo Sacopã especial. Às margens da Lagoa Rodrigo de Freitas, ponto turístico do Rio de Janeiro, o Quilombo do Sacopã existe graças ao esforço da família Pinto, que lutou pela garantia da propriedade aos remanescentes. Hoje, são aproximadamente 30 pessoas vivendo na última comunidade tradicional negra na Zona Sul do Rio de Janeiro.

E é justamente no Quilombo Sacopã que o Projeto SETA, Sistema de Educação por uma Transformação Antirracista, formado por sete organizações da sociedade civil – ActionAid, Ação Educativa, CONAQ, Coordenação Nacional de Articulação das Comunidades Negras Rurais Quilombolas, Geledés, Rede de Mulheres Indígenas do Estado do Amazonas e UNEafro Brasil – realiza uma programação especial para celebrar o Dia da Consciência Negra. O evento é gratuito, e tem como objetivo ratificar a importância do enfretamento ao racismo.

Palestras com profissionais da educação engajados na temática, exposição de livros e, também, a exibição do Documentário “Mimbó – Filhos da Liberdade” fazem parte da programação. Além de muito conteúdo com a temática, haverá a tradicional feijoada.

Luciana Ribeiro, especialista em educação e raça do Projeto SETA, comenta: “É significativo contarmos com essa ação no sentido de colocarmos em evidência a importância da valorização da história de resistência e protagonismo do povo negro na construção do país.

É preciso compreender que a representação de Zumbi de Palmares não é somente uma data comemorativa, mas, sim, uma data que denuncia toda a luta contra a opressão racial e demarca o protagonismo do movimento negro por uma sociedade antirracista.

Continua após a publicidade

Programação:

11h – Abertura e boas-vindas.
11h30 – Início das Palestras.
11h30 – Pâmela Carvalho (Redes da Maré, educadora social e pesquisadora) com “A importância do 20 de novembro para o enfrentamento ao racismo”.
12h30 – Gaby Makena (expositora de livros) com “A importância de uma educação afrocentrada (alfabetização) e suas experiências com crianças”.
Das 13h às 15h – Atividade cultural com exibição do Documentário “Mimbó – Filhos da Liberdade”.

Quilombo Sacopã. Rua Sacopã, 250 – Lagoa. 20 de novembro, entre 11h e 15h. Entrada franca.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de Rio de Janeiro

a partir de 39,96/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.