Criolo, Krenak, Ricardo Moreno e outras personalidades na Praça Mauá
Terceira edição do Festival LED - Luz na Educação acontece hoje e amanhã no Museu do Amanhã e no Museu de Arte do Rio (MAR)
O Festival LED – Luz na Educação é um espaço de troca e conhecimento que promove o debate de temas como tecnologia, saúde emocional, crise ambiental e o papel da educação nesses contextos. A 3ª edição do evento é gratuita e acontece hoje e amanhã no Museu do Amanhã e no Museu de Arte do Rio (MAR), incluindo a área entre os dois museus, com palco para painéis paralelos, das 9h às 20h.
Entre as atrações de destaque estão nomes como Angela Davis, Ailton Krenak, Criolo, Ricardo Moreno, Mário Sérgio Cortella, Felipe Neto, Marcos Mion e Fábio Porchat. O evento faz parte de uma iniciativa que busca iluminar os desafios, oportunidades e relevância da educação para a sociedade brasileira. Por ser um evento aberto ao público, o ideal é chegar cedo. As mesas estão sujeitas à lotação e a entrada será por ordem de chegada.
Alguns destaques:
SEXTA-FEIRA (21)
> Angela Davis: No primeiro dia de evento, Angela Davis conversa com a jornalista Aline Midlej (jornalista e apresentadora da GloboNews) no palco LED Inspira, às 10h30, no Museu do Amanhã. O tema será Educação como caminho para a liberdade: uma conversa com Angela Davis.
> Ricardo Moreno: o fundador e Publisher do The Summer Hunter debate sobre a importância de se combater às fake news no jornalismo e na educação em tempos de Inteligência Artificial, às 12h. Quando tudo é conteúdo, o que é conteúdo editorial? Essa é uma das questões levantadas por Ricardo Moreno. Jornalista por formação, ele defende os princípios jornalísticos para qualquer tipo de conteúdo, seja nas redes sociais ou nos veículos tradicionais. No ano em que a plataforma The Summer Hunter, especialista em detectar movimentos culturais, organiza narrativas e provoca insights completa uma década, Ricardo credita o crescimento e interesse dos seguidores aos assuntos abordados com embasamento e responsabilidade: “A nossa audiência sabe que pode confiar no que está escrito. A gente busca contextualizar as questões contemporâneas e entregar um pouco mais de informação.”
> Criolo: às 17h40, o rapper participa do palco LED Inspira, no Museu do Amanhã, e fala no painel “Saberes Locais: como os territórios podem inspirar a educação?”. O debate aborda como fortalecer a educação por meio da conexão com os territórios e seus moradores, na promoção de uma educação mais plural e democrática. O cantor e compositor Criolo participa ao lado da pedagoga, ativista e empreendedora Benilda Brito e da escritora, filósofa e ativista cultural Maria Vilani.
SÁBADO (22)
> Ailton Krenak: às 10h30, no Palco LED Inspira, no Espaço das Exposições do Museu do Amanhã, o tema será “Educação aqui e agora: criando novos mundos”. “Educação não tem nada a ver com futuro, afinal ele é imaginário, e a educação é uma experiência que tem que ser real”, escreve Ailton Krenak em seu livro Futuro Ancestral. O escritor, ativista e imortal da Academia Brasileira de Letras faz um convite a repensar a educação como uma possibilidade de criar novos mundos aqui e agora. O líder indígena e escritor faz uma reflexão sobre o poder educativo da ancestralidade, com seus atores humanos e não-humanos, para abrir novas portas e construir pontes para uma realidade mais inclusiva. A mediação será de Flávia Oliveira.
> Baile do Simoninha: às 19h, no térreo do Museu de Arte do Rio, Wilson Simoninha fecha o evento e transforma a Praça Mauá em uma verdadeira festa com um show repleto de sucessos imortalizados na voz de Simonal.