Quando perguntamos às pessoas quantas horas elas gostariam que o dia tivesse, a maioria responde que 24 horas não é tempo suficiente para realizar tudo o que precisam.
A falta de tempo tornou-se um dos motivos mais comuns para justificar o fato de não fazer uma atividade física com regularidade, não se alimentar de forma equilibrada, ou até mesmo não dormir as horas necessárias para acordar com disposição e ter uma boa saúde.
Entretanto, como podemos explicar que algumas pessoas com muitas responsabilidades e com uma tonelada de tarefas a serem realizadas ao longo do dia conseguem encontrar um tempo para si e caminhar, jogar tênis ou ainda andar de bicicleta? Será que essas pessoas têm mais horas no seu dia que outras? É claro que não.
Assumir a responsabilidade sobre o tempo é o primeiro passo para usá-lo a seu favor, colocando energia nas coisas mais importantes da vida. Se tiver dificuldade, uma alternativa é procurar o apoio de um especialista para aprender a gerenciar o tempo com eficácia. Você vai ver o aumento da sua produtividade e a redução do estresse pela sobrecarga de atividades.
Existem ferramentas que ajudam a descobrir as maiores interferências no uso do tempo. Algumas das mais comuns são:
1) Falta ou excesso de planejamento.
2) Necessidade demasiada de controle e dificuldade em delegar.
3) Desorganização pessoal.
4) Excesso de perfeccionismo.
5) Gestão inadequada das prioridades.
6) Dificuldade em dizer não.
7) Insegurança nas tomadas de decisão.
Percebemos que as principais barreiras são de ordem comportamental e saber o que é preciso fazer não basta para resolver. É preciso trabalhar os modelos mentais, adquirir maior consciência sobre a forma de agir em determinadas situações e reconhecer os gatilhos. Por exemplo: o que faz com que alguém seja extremamente firme e assertivo para dizer não a determinadas pessoas e totalmente passivo e permissivo com outras? Por que alguém é muito organizado no trabalho e não em casa, ou vice-versa?
Além de adquirir novos conhecimentos, técnicas e ferramentas para administrar melhor o tempo, precisamos nos conscientizar sobre nossos próprios padrões mentais e elevar nosso nível de autoconhecimento para poder evoluir. Assim, cada pessoa experimenta novas formas de fazer, reforçando sua autoconfiança e segurança em desenvolver padrões de comportamentos cada vez mais eficientes.
Gilberto Ururahy é médico há 40 anos, com longa atuação em Medicina Preventiva. Em 1990, criou a Med Rio Check Up, líder brasileira em check up médico. É detentor da Medalha da Academia Nacional de Medicina da França e autor de três livros: “Como se tornar um bom estressado” (Editora Salamandra), “O cérebro emocional” (Editora Rocco) e “Emoções e saúde” (Editora Rocco).