Infarto do miocárdio: casos entre jovens disparam no Brasil
Sedentarismo, alimentação inadequada, estresse e uso de substâncias tóxicas estão entre os principais fatores

O Ministério da Saúde acaba de lançar um dado alarmante: os casos de infarto entre os jovens com menos de 40 anos dispararam no Brasil. Segundo as autoridades, um crescimento de 180% entre os anos 2000 e 2024. Sedentarismo, alimentação inadequada (como alimentos ultraprocessados), estresse e uso de substâncias (como cigarros eletrônicos e anabolizantes) podem estar diretamente ligados ao aumento de casos.
Ao todo, no país, cerca de 350 mil pessoas morrem todos os anos em decorrência de doenças cardíacas, duas vezes mais do que por mortes de todos os tipos de cânceres, duas vezes e meia a mais que o número de mortes por acidentes de trânsito e 100 vezes mais do que os óbitos por doenças infecciosas. A cada 40 segundos registra-se um óbito por doença cardíaca no país.
Doenças cardiovasculares no Brasil estão diretamente relacionadas aos seguintes fatores de risco: pressão arterial, alimentação irregular, tabagismo, colesterol alto, estresse, sono de má qualidade, diabetes e sedentarismo. Cerca de 30% dos brasileiros acima dos 18 anos são hipertensos e não sabem. Trata-se de uma doença que impacta ao longo do tempo e, muitas vezes, só se tem ciência dela quando as consequências aparecem. 25% da população tem colesterol alto, sem acompanhamento médico; 65% da população tem sobrepeso, além de 11% ainda serem fumantes e 12% serem diagnosticados com diabetes ou pré-diabetes.
Segundo a Sociedade Brasileira de Cardiologia, estima-se que 200 mil pessoas no Brasil sofram de parada cardíaca por ano no país. Além disso, doenças cardiovasculares são a principal causa de morte em nosso país, cerca de 1.100 mortes ao dia. De acordo com pesquisas, 40% das mortes em grandes centros urbanos têm relação direta com males do coração.
Diante disso, o antídoto para o infarto do miocárdio é o estilo de vida saudável e a prática da prevenção: alimentação saudável (rica em frutas, vegetais e fibras), atividade física regular, gerenciamento estresse e do bem-estar, sono reparador e evitar o uso de substâncias, como tabaco ou álcool. Procure realizar o seu check-up regularmente.
Saúde é prevenção!
Gilberto Ururahy é médico há mais de 40 anos, com longa atuação em Medicina Preventiva. Em 1990, inaugurou a Med-Rio Check-up, líder brasileira em check-up médico e medicina preventiva. É detentor da Medalha da Academia Nacional de Medicina da França, é membro honorário da Academia Brasileira de Medicina de Reabilitação e coautor de livros: Como tornar-se um bom estressado (editora Salamandra), O cérebro emocional (Rocco), Emoções e saúde (Rocco) e Saúde é prevenção (Rocco, com o médico Galileu Assis). Ururahy é diretor da Câmara Americana de Comércio para o Brasil (Amcham Rio) e Chairman do Comitê de Saúde e diretor da Câmara de Comércio França-Brasil e Coordenador do Comitê de Saúde.