Insuficiência cardíaca: você sabe o que é e como prevenir?
Doença atinge 26 milhões de pessoas no mundo e muitas de suas causas podem ser evitadas
De acordo com estudos e pesquisas, estima-se que em torno de 26 milhões de pessoas no mundo sofram de insuficiência cardíaca e, no Brasil, aproximadamente 2 milhões. O número posiciona a insuficiência cardíaca entre as principais causas de mortalidade em todo mundo e de hospitalizações entre adultos com mais de 60 anos. Mas você sabe o que é e o que causa a insuficiência cardíaca?
Insuficiência cardíaca significa que o coração não consegue bombear com eficiência sangue rico em oxigênio suficiente atender às necessidades do corpo. Esse quadro tem diferentes causas, mas na maioria dos casos, desenvolve-se lentamente devido a condições médicas de longa data não controladas, que levam o coração a fazer mais esforço que o necessário para funcionar bem. Nesta lista entram arritmias (alterações na frequência ou no ritmo dos batimentos cardíacos), doenças do músculo do coração, hipertensão arterial, arteriosclerose, infarto prévio, diabetes, obesidade, doença pulmonar obstrutiva crônica, entre outras.
Os sintomas de insuficiência cardíaca podem incluir falta de ar (como se a pessoa não conseguisse respirar o suficiente) ao fazer pouco esforço, fadiga ou fraqueza mesmo após descanso, tosse, inchaço e ganho de peso líquido nos tornozelos, pernas ou abdômen, dificuldade para dormir quando está deitado, náuseas e perda de apetite, inchaço nas veias do pescoço e necessidade de urinar com frequência.
A alimentação rica em gorduras saturadas, o sedentarismo, o tabagismo, o sono de má qualidade, o abuso de álcool e de outras drogas são alguns dos fatores determinantes para um maior risco de insuficiência cardíaca. No entanto, tudo isto pode ser evitado ou melhorado a partir do momento em que se põe em prática um estilo de vida saudável: alimentação balanceada, prática regular de atividade física, sono reparador, controle do estresse, redução do consumo de bebidas alcoólicas, não fumar e evitar outras substâncias tóxicas ao corpo além, claro, da realização de check-up médico anual.
Nós da Med-Rio Check-up – líder brasileira há 32 anos em medicina preventiva – acompanhamos o cliente por uma completa avaliação cardiológica, com exames clínico, de imagem e teste de esforço em esteira. Nosso propósito é intervir no comportamento individual para antecipar, prevenir, controlar e até reverter doenças crônicas antes que cheguem ao estágio em que a única opção seja apelar à farmacologia ou à cirurgia.
Nosso check-up médico faz uma abordagem física e emocional do cliente, realização de exames em 12 especialidades em um único local, em apenas cinco horas (de manhã ou à tarde, inclusive aos sábados). Disponibiliza períodos exclusivos para homens e mulheres, laudo em 24 horas úteis acessado a partir do aplicativo da clínica e os dados são criptografados e confidenciais, respeitando a LGPD. Oferece ainda a consulta pós-check-up, momento em que um médico da clínica esclarece com o cliente os resultados dos seus exames, sugere um programa de saúde para cada cliente, a fim de corrigir fatores de riscos, como, por exemplo, hábitos prejudiciais à busca da longevidade com autonomia.
Todos os equipamentos médicos, nas duas unidades da clínica, são de última geração, utilizam a tecnologia 5G. A clínica conta com um time multidisciplinar de especialistas altamente qualificados que, em mais de três décadas, dedicados à antecipação e prevenção de doenças e à promoção da saúde, tendo realizado check-ups médicos em mais de 250 mil clientes, de 40 nacionalidades.
Saúde é prevenção!
Gilberto Ururahy é médico há mais de 40 anos, com longa atuação em Medicina Preventiva. Em 1990, desenvolveu a Med Rio Check-up, líder brasileira em check-up médico. É detentor da Medalha da Academia Nacional de Medicina da França, Conselheiro estratégico da ABRH-Brasil e autor de quatro livros: Como se tornar um bom estressado (editora Salamandra), O cérebro emocional (editora Rocco), Emoções e saúde (editora Rocco) e Saúde é Prevenção (editora Rocco), com o médico Galileu Assis, diretor da Med Rio Check-up.