Avatar do usuário logado
Usuário
OLÁ, Usuário
Ícone de fechar alerta de notificações
Avatar do usuário logado
Usuário

Usuário

email@usuario.com.br
Imagem Blog

Lu Lacerda

Por Lu Lacerda Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Jornalista apaixonada pelo Rio

ABL forma 1ª turma do “Machado Quebradeiro”, com jovens das periferias

"Fazem coisas maravilhosas, a graça é ser na ABL, que era um lugar inacessível para eles", diz a imortal Heloísa Teixeira

Por lu.lacerda
11 nov 2024, 13h00 • Atualizado em 11 nov 2024, 15h54
machado
O grafite de Machado de Assis no Morro da Providência, onde o escritor nasceu; e Heloisa Teixeira, criadora da Universidade das Quebradas há mais de 20 anos (Divulgação/Divulgação)
Continua após publicidade
  • Durante oito meses, todas as terças-feiras, 50 jovens da periferia carioca frequentaram a ABL para examinar a vida e carreira de Machado de Assis sob a perspectiva racial, no curso de formação de escritores, com aulas dos autores Jefferson Tenório, Geovani Farias, Marcus Faustini e estudiosos da obra de Machado, como Ana Flávia Magalhães Pinto e Paulo Dutra.

    Foram várias palestras, como as de Lilia Schwarcz e Ailton Krenak, padrinho da turma, em que os alunos contaram suas próprias histórias através da escrita, que estarão num livro a ser publicado e lançado pela FLUP (Festa Literária das Periferias), com cerimônia de formatura nesta terça (12/11), às 11h, na sede da ABL.

    No próximo ano, o escritor Ariano Suassuna será o autor escolhido para a turma. A imortal Heloisa Teixeira é a criadora da Universidade das Quebradas há mais de 20 anos, parte do Programa Avançado de Cultura Contemporânea da Faculdade de Letras da UFRJ. “É uma troca de saberes, já que a Academia não tem acesso ao saber das periferias. Ao mesmo tempo que legitima o trabalho desses aspirantes ao ofício da escrita, mostra o interesse da ABL pela força da literatura emergente. Eles fazem coisas maravilhosas; a graça é ser na ABL, que era um lugar inacessível para eles. Tem impacto na autoconfiança deles e da ABL. Chegaram odiando Machado e se apaixonaram ao conhecê-lo melhor.”

    O curso foi uma parceria da ABL com a FLUP e organização do Instituto Odeon.

    Publicidade

    Essa é uma matéria fechada para assinantes.
    Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

    Domine o fato. Confie na fonte.
    15 marcas que você confia. Uma assinatura que vale por todas
    Impressa + Digital no App
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital no App

    Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

    Assinando Veja você recebe semanalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
    *Assinantes da cidade do RJ

    A partir de R$ 29,90/mês