Avatar do usuário logado
Usuário
OLÁ, Usuário
Ícone de fechar alerta de notificações
Avatar do usuário logado
Usuário

Usuário

email@usuario.com.br
Imagem Blog

Lu Lacerda

Por Lu Lacerda Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Jornalista apaixonada pelo Rio

ACRJ cria “Manifesto pelo Futuro do Centro” — vamos rogar a Deus!

A partir das sugestões, será feito um diagnóstico detalhado em diversas frentes

Por lu.lacerda
Atualizado em 20 ago 2025, 16h29 - Publicado em 20 ago 2025, 16h00
Josier Vilar (presidente da ACRJ), Antonio Florencio de Queiroz Junior (presidente da Fecomercio), Antônio Alvarenga (Diretor Superintendente do Sebrae/RJ) e Ruy Barreto Filho (conselheiro da ACRJ e diretor, junto com a família, da Fábrica Bhering
Josier Vilar (presidente da ACRJ), Antonio Florencio de Queiroz Junior (presidente da Fecomercio), Antônio Alvarenga (Diretor Superintendente do Sebrae/RJ) e Ruy Barreto Filho (conselheiro da ACRJ e diretor, junto com a família, da Fábrica Bhering (./Divulgação)
Continua após publicidade

O futuro do Centro ganhou um novo capítulo nessa terça (19/08), em reunião na Associação Comercial do Rio, com representantes de 33 instituições públicas e privadas para debater propostas para a região.

À frente, Josier Vilar, presidente da ACRJ, com coordenação de Carlos Roberto Osório, presidente do Conselho Empresarial de Ordem Pública e Centro da Cidade, o encontro teve apoio do consultor Rodrigo Teixeira na primeira de uma série de reuniões.

“A união de esforços tornará o grupo mais forte do que qualquer ação isolada. Vamos estruturar um grupo de governança, com uma agenda prática para revitalizar a região”, disse Josier.

A partir das sugestões, será feito um diagnóstico detalhado em diversas frentes: ocupação imobiliária, acessibilidade, mobilidade, ordem urbana, cultura, entretenimento, limpeza, iluminação e segurança, em estudo que dará origem ao documento “Manifesto pelo Futuro do Centro do Rio”.

Depois da validação do doc pelo Grupo de Trabalho, será definida uma agenda com o Poder Público para colocar as ideias em prática.

Continua após a publicidade

As ruas do Centro vivem um cenário de contrastes: de um lado, comerciantes animados com mesas nas calçadas; de outro, prédios históricos abandonados. Parte da solução para esse quadro pode vir do Programa Reviver Centro Patrimônio Pró-Apac, dando novos destinos a propriedades abandonadas ou subutilizadas na região – esta semana, por exemplo, o prefeito Eduardo Paes desapropriou 14 imóveis: na Lapa e nas ruas do Ouvidor e do Rosário.

A atitude da ACRJ é, digamos, aprovada, especialmente porque a maioria dos participantes do encontro já investe, trabalha ou é dona de negócios na região.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
15 marcas que você confia. Uma assinatura que vale por todas
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Assinantes da cidade do RJ

A partir de 32,90/mês