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Lu Lacerda

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Jornalista apaixonada pelo Rio

ACRJ: “O Rio tem uma das marcas mais desejadas no mundo”

Palestra “O olhar para o extraordinário: a experiência do luxo como estratégia”, com Carlos Ferreirinha

Por lu.lacerda
Atualizado em 4 ago 2025, 19h00 - Publicado em 4 ago 2025, 15h02
Josier Vilar, Michelle Novaes, Carlos Ferreirinha e Alexandre Acciolly_MSA_8079
Josier Vilar, Michelle Novaes, Carlos Ferreirinha e Alexandre Acciolly (Miguel Sá/Divulgação)
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Cris Pinheiro Guimaraes, Sharon Azulay e Ana victoria Tauil _MSA_7854
A consultora de moda Cris Pinheiro Guimarães, a estilista Sharon Azulay e a tabelião Anna Victoria Tauil (do 17º Ofício de Notas) (Miguel Sá/Divulgação)
David Hertz e Pedro Werneck_MSA_8146
O chef David Hertz e o empresário Pedro Werneck (presidente do Instituto da Criança) (Miguel Sá/Divulgação)
Laudelio Mendes e Ruy Berreto filho _MSA_8123
Laudelino Mendes, vice-presidente da ACRJ, e Ruy Barreto Filho, um dos conselheiros da associação (Miguel Sá/Divulgação)
Flavia MArcolini e Jacyra Lucas_MSA_8111
Flavia Marcolini, presidente do CasaShopping, e Jacyra Lucas, vice-presidente de Comunicação da ACRJ (Miguel Sá/Divulgação)
Marina Mattos, Karina Sterenberg e Denise Mansur_MSA_7864
Marina Mattos, Karina Sterenberg e Denise Mansur (Miguel Sá/Divulgação)
Marco Saceanu, Mariana Souza, Karine Saceanu e Eduardo Gussem_MSA_8095
Marco Saceanu, Mariana Souza, Karine Saceanu e Eduardo Gussem (Miguel Sá/Divulgação)
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Fernanda Leitão e Fabiana Boal_MSA_8088
O casal Fernanda Leitão (tabeliã do 15º Ofício de Notas) e Fabiana Boal (apresentadora) (Miguel Sá/Divulgação)
Claudia Leon, Cris Pinheirom Guimaraes e Marcela Alcantara_MSA_8120
A superintendente do VillageMall, Claudia Leon, a consultora de moda Cris Pinheiro Guimarães e a gerente de Marketing do VillageMall Marcela Alcantara (Miguel Sá/Divulgação)
Flavia Marcolini, Carolyne Albernard e Elen Souto
Carolyne Albernard, Sócia do Escritório Albernard & Galvão Advogados Associados, e Elen Souto, do Conselho da Mulher da ACRJ (Miguel Sá/Divulgação)
Maria Eugenia Araujo e Leticia Protasio_MSA_8100
Maria Eugenia Araujo e Leticia Protasio (Miguel Sá/Divulgação)
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Bianca Russomano e Gabriela Caiado_MSA_7848
Bianca Russomanno (tabeliã substituta do 15º Ofício de Notas) e Gabriela Caiado (advogada) (Miguel Sá/Divulgação)
Adriana Matos e Leandro Scalecio
Adriana Matos e Leandro Scalercio (Miguel Sá/Divulgação)
David Hertz, Carlos Ferreirinha e Michelle Novaes_MSA_7825
O chef David Hertz, Carlos Ferreirinha e a escrevente substituta do 15º Cartório de Notas, Michelle Novaes (Miguel Sá/Divulgação)
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As advogadas Daniela Galvão e Patricia Werner, do Conselho da Mulher da ACRJ (Miguel Sá/Divulgação)
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Murillo Alevatto, Cesar Mello e Marcelo Alves_MSA_7811
Murillo Alevatto, Cesar Mello e Marcelo Alves (Miguel Sá/Divulgação)
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Sharon Azulay e Ana Ramalho (Miguel Sá/Divulgação)

Quando na plateia surgem promessas de reencontros, como aconteceu entre vários convidados que estiveram na palestra “O olhar para o extraordinário: a experiência do luxo como estratégia”, com Carlos Ferreirinha, na manhã desta segunda (04/08), na Associação Comercial do Rio (ACRJ), significa que deu liga. Ferreirinha trabalha com o mercado mais exclusivo há mais de três décadas. Foi o mais jovem presidente da Louis Vuitton (Brasil), aos 30 anos. Falou para uma plateia variada, um pouco diferente do que se costuma ver na Associação, sempre com um número maior de advogados e políticos: nomes da área da moda, do marketing, de vendas.

O evento foi promovido pelo Conselho Empresarial da Mulher no Ambiente de Negócios, presidido pela empresária Michelle Novaes, que destacou: “Trazer o luxo como estratégia é enxergar excelência e inovação como caminhos para reposicionar o Rio — algo que também faz parte da agenda da liderança feminina.”

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Ferreirinha chamou atenção para o potencial ainda inexplorado da cidade no turismo e consumo de alto padrão. Segundo ele, o Rio ocupa uma posição discreta no mapa global do luxo, com poucos restaurantes estrelados pelo Guia Michelin e escassa presença de grandes marcas internacionais. “O turista de luxo viaja por desejo e busca experiências únicas. O Rio tem todos os atributos para isso, mas precisa transformar vocação em estratégia. Luxo não é ostentação — é excelência, geração de valor e reposicionamento de reputações,” disse, depois da apresentação, feita pelo empresário Alexandre Accioly.

Perguntado sobre o que vem a ser na prática, respondeu: “O Rio tem uma das marcas mais desejadas no mundo: a própria marca Rio. É preciso desenhar um plano estratégico de reposicionamento da cidade com o empresário — um pacto mesmo de visão, plano de negócios, como se faz em empresas.”

O presidente da ACCRJ, Josier Vilar, completou: “O Rio precisa reconquistar sua imagem de cidade desejada para viver, investir e empreender. Essa reflexão sobre o luxo é, na verdade, uma convocação à excelência.”

E  foi servido o almoço da banqueteira Carlúcia!

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