Alpinista indonésio: mais de 1 milhão de seguidores, vaquinha e cigarro
Abdul Haris Agam está com 1,2 milhão de seguidores no Instagram, maioria de brasileiros, e viu sua vida mudar da noite pro dia

O alpinista Abdul Haris Agam (@agam_rinjani), guia na montanha Rinjani, um dos voluntários no resgate de Juliana Marins, está com 1,2 milhão de seguidores no Instagram e viu sua vida mudar da noite pro dia, com a mobilização dos brasileiros.
Se você é um dos milhares de novos seguidores, deve ter reparado que ele aparece quase sempre com um cigarro na mão e expressão leve. E, mesmo segurando o cigarrinho, ele compartilha mensagens de incentivo à preservação do meio ambiente e de repúdio ao descarte incorreto de lixo, também para os fumantes: “Não jogue fora as gimbas ou cigarros no meio ambiente. Guarde até conseguir o lugar certo para jogar fora”.
Cigarros da Indonésia são frequentemente associados aos “kreteks”, cigarros de cravo, conhecidos por seu aroma único, pela adição de cravo-da-índia à mistura de tabaco, como o Gudang Garam, encontrado no Brasil por contrabando, já que o produto fabricado na Indonésia é proibido pela Anvisa.
A Indonésia é um dos poucos países que não assinaram o Convênio Marco da OMS para o Controle do Tabaco. O controle do tabagismo lá é menos rigoroso em comparação a outros países.
Agam está tão popular que foi criada uma vaquinha para ele e sua equipe de resgate que faz o trabalho totalmente voluntário. A iniciativa partiu da tradutora Sinta Stepani, depois de uma live com Agam, nessa quarta (25/06), quando os próprios brasileiros pediram para ajudá-lo.
O alpinista chegou a dizer que plantaria árvores com a doação, para ajudar no oxigênio da Indonésia, que sofre com o calor excessivo. Ele resistiu a compartilhar qualquer chave ou número bancário. Depois, acabou cedendo, disse que vai aceitar os valores e que pretende dividir a quantia com os colegas que também participaram da missão.