Artista visual Ana Coutinho faz visita guiada em casa-ateliê na Gávea
Além disso, mais três trabalhos da artista vão estar na Fema Gallery, na ArtRio, de 10 a 14 de setembro
							
    
    
    
    
    
    
    
    
    
    
    
    
    
    
    
    
    
    
    Na manhã desta terça (09/09), Ana Coutinho fez uma visita guiada, numa casa-ateliê na Gávea, para 100 pessoas, com brunch e música clássica ao vivo para mostrar seus trabalhos inspirados na residência com a Orquestra Sinfônica Brasileira (OSB), e três obras dela vão estar na Fema Gallery, no Pavilhão Mar, da ArtRio, a partir desta quarta (10/09), na Marina da Glória — é a estreia da galeria aberta em maio do ano passado em Cascais, Portugal, pelo paulistano Pedro Nazar.
Com as fortes rajadas de vento na cidade, as pinturas em voil instaladas na fachada da casa ficaram “dançando”, comentário geral entre os convidados. Todas as obras são resultado da parceria com a OSB — ela foi a 1ª artista visual a ser convidada para fazer residência de um ano com a instituição, pesquisando os desdobramentos sobre pintura e música, em óleo sobre tela em diferentes formatos, inspiradas na Sétima Sinfonia de Anton Bruckner, estruturas de som convertidas em imagem, com gestual intenso, com cor e ritmo. Ao todo foram 39 metros quadrados pintados.
“O conceito desse projeto está muito amarrado não apenas à ligação entre essas duas linguagens, mas também com toda uma grande investigação do corpo enquanto performance, e do corpo em movimento”, diz a artista. Além dela, estarão na Fema, a portuguesa Joana Tubal; os cariocas Suzana Queiroga e Marcelo Lamarca; a capixaba Rebeca Sellitti; a gaúcha Ju Bock e o coreano Seon Ghi Bahk.
“Eu definiria meu trabalho como uma exploração sobre o tempo, entendido de forma não linear. Ao longo dos anos, tenho experimentado diversas materialidades – tanto para pensar outras maneiras de representar o tempo, quanto para expandir o diálogo com outras artes e linguagens, como a música e, mais recentemente, os sons urbanos”, conta ela.
Em março, a Fema recebeu a mostra “Vozes Visuais do Brasil: Décadas de Arte e Expressão”, com obras de Mira Schendel, Abraham Palatnik, Vik Muniz e Sebastião Salgado, e também “Animismo”, individual da artista paulistana Gabriela Melzer.