Imagem Blog

Lu Lacerda

Por Lu Lacerda Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Jornalista apaixonada pelo Rio

Bioparque inaugura espaço dos axalotes, anfíbios de “sorriso permanente”

Eles chegaram ao zoo carioca em maio e estão prontos pra encantar o público

Por lu.lacerda
Atualizado em 16 jul 2025, 18h04 - Publicado em 16 jul 2025, 17h00
Um dos axalotes no novo espaço do Bioparque
Um dos axalotes no novo espaço do Bioparque  (Bioparque/Divulgação)
Continua após publicidade

O BioParque do Rio inaugura, nesta sexta (18/07), um novo espaço para contar história de animais vítimas do tráfico ilegal e ameaçados de extinção, entre eles, o “Reino dos Axolotes”, animais naturais do México.

Esses anfíbios neotênicos (permanecem em sua forma larval durante toda a vida, mantendo suas brânquias externas e não passando pela metamorfose para a vida adulta terrestre, como outros anfíbios) viraram atração nas redes, pela aparência de “sorriso permanente”, um chamariz para cliques.

Além de vê-los de perto, o público é convidado a refletir sobre a importância da conservação e os impactos do comércio ilegal de animais silvestres. A geração desses Axolotes (mais ou menos 20) chegaram em maio deste ano, de uma apreensão feita pela PRF com o Ibama em 2022, em Corumbá, no Pantanal. Estavam no Bioparque Pantanal, em Campo Grande, e vieram morar de vez no Rio, transportados em viagem planejada ao longo de quase um ano – eles são muito sensíveis.

No Bioparque, o ambiente cenográfico foi inspirado nos canais de Xochimilco e nas tradições do Día de los Muertos, combinando cultura, tecnologia e conservação.

O axalote também é popular em jogos como Minecraft e Roblox e está criticamente ameaçado de extinção. No Brasil, sua criação e venda são proibidas e configuram crime ambiental.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Assinantes da cidade do RJ

A partir de 35,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.