Avatar do usuário logado
Usuário
OLÁ, Usuário
Ícone de fechar alerta de notificações
Avatar do usuário logado
Usuário

Usuário

email@usuario.com.br
Imagem Blog

Lu Lacerda

Por Lu Lacerda Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Jornalista apaixonada pelo Rio

Câmara do Rio repudia saída do Brasil da IHRA

"A retirada do Brasil da IHRA representa um retrocesso inaceitável no compromisso com a preservação da memória e o combate à intolerância", diz ele

Por lu.lacerda
Atualizado em 31 jul 2025, 15h11 - Publicado em 31 jul 2025, 11h00
fas
 (./Divulgação)
Continua após publicidade

A Frente Parlamentar de Combate ao Antissemitismo da Câmara lançou manifesto em repúdio à saída do Brasil da Aliança Internacional para a Memória do Holocausto (IHRA). A decisão foi tomada no último dia 18 e os  brasileiros atuavam como observadores. O governo federal optou por sair da aliança porque o ingresso foi feito de forma “apressada”, sem levar em conta obrigações legais e financeiras que precisariam ser reavaliadas.

“A retirada do Brasil da IHRA representa um retrocesso inaceitável no compromisso com a preservação da memória e o combate à intolerância. Não podemos permitir que essa decisão enfraqueça os esforços de enfrentamento ao antissemitismo em todas as suas formas”, diz o vereador Flávio Valle, presidente da Frente. O documento foi assinado por 31 vereadores, incluindo alguns de fora da base do governo.

A Confederação Israelita do Brasil (Conib) também manifestou indignação com a medida, “que representa um retrocesso moral e diplomático abre caminho para o enfraquecimento de esforços globais no combate ao antissemitismo”.

O manifesto carioca será encaminhado aos órgãos competentes e trecho ainda diz: “Em 2023, o Rio tornou-se a primeira cidade do país a adotar oficialmente a definição de antissemitismo da IHRA, motivando diversas outras cidades e estados a seguirem o mesmo caminho. Este ano, com muito orgulho, a cidade sediará o V Fórum Latino-Americano de Combate ao Antissemitismo, reunindo lideranças políticas de todo o continente na construção de um futuro mais justo, seguro e plural”.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Assinantes da cidade do RJ

A partir de 29,90/mês