Andrea Brito, da Casa Ocre: arte para quem passa frio
Andrea Brito, designer de produto e curadora da Casa Ocre, convidou três artistas plásticas para customizar cadeiras exclusivas

Andrea Brito, designer de produto, curadora de arte e diretora criativa da Casa Ocre, no Jardim Botânico, convidou as artistas plásticas Maria Ribas, Paula Bohm e Noemi Capur para criarem em cima de cadeiras neutras. O resultado está à venda por R$ 2,2 mil cada uma, com 100% direcionado para a compra de cobertores, a serem doados a moradores de rua.
“A Casa Ocre nasceu do desejo de criar ambientes que acolhem. Pensando nisso, foi que surgiu essa ação solidária. Com a chegada do frio ao Rio, comecei a pensar nas pessoas que estão na rua e que, muitas vezes, não têm sequer um cobertor. A pergunta foi: como podemos ajudar? Daí nasceu a ideia de transformar arte em cuidado, e elas trouxeram sua linguagem, força e beleza para essas peças, que agora são obras de arte”, diz Andrea.
Além da venda das cadeiras, Andrea disponibilizou a loja para receber cobertores e meias durante o inverno. “Meu trabalho é dar forma ao que, muitas vezes, é invisível, aquilo que torna uma casa verdadeiramente viva, revelando a alma dos espaços — com poesia, delicadeza e intenção”, diz.
As cadeiras: