Avatar do usuário logado
Usuário
Imagem Blog

Lu Lacerda

Por Lu Lacerda Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Jornalista apaixonada pelo Rio

Dois símbolos do cinema cubano estão no Rio

Cuba é referência mundial no audiovisual, e a Escola Internacional de Cinema e TV de San Antonio de los Baños foi pioneira no continente

Por lu.lacerda
21 jul 2025, 17h00 • Atualizado em 21 jul 2025, 18h10
lola e Mirtha
Lola Calviño e Mirtha Ibarra: ícones de Cuba são convidadas de mostra de cinema no Rio (./Divulgação)
Continua após publicidade
  • A atriz de cinema, teatro e TV Mirtha Ibarra, 79, e a roteirista de documentários do ICAIC (Instituto Cubano del Arte e Indústria Cinematográficos) e vice-diretora da Cinemateca de Cuba, Lola Calviño, 78, são convidadas da mostra “Filmes Cubanos Restaurados”, retrospectiva com 15 filmes que passaram por uma restauração e serão mostrados desta terça (22/07) até 03 de agosto, na Caixa Cultural, com outra qualidade. O convite foi da escritora, roteirista e professora Silvia Oroz e do cineasta Gregory Baltz, ambos curadores do evento, que sabem a importância do cinema cubano para a América Latina.

    As duas são símbolos do cinema cubano. Em 1983, Mirtha apareceu nua no filme  “Até Certo Ponto” (que não está na mostra), numa Cuba moralista, em que a história dirigida por Tomás Gutiérrez Alea trazia conflitos de classe, machismo, feminismo e busca por igualdade de gênero em um contexto socialista.

    Mirtha e Lola viram de perto o embargo dos EUA contra a ilha, a Revolução Cubana em 1959, ainda crianças, e, claro, as posteriores mudanças, como a Crise dos Mísseis, em 1962, até a queda do muro de Berlim, em 1989, e o fim da União Soviética, em 1990.

    Além dos filmes, o público poderá participar de uma conversa com Mirtha sobre o clássico “Morango e Chocolate” (“Fresa y Chocolate”), e com Lola, sobre o trabalho da Cinemateca Cubana na restauração de filmes. Como destaque, o sociólogo Afrânio Mendes Catani vai dar uma masterclass sobre os trabalhos do cineasta cubano Tomás Gutiérrez Alea.

    Cuba é referência mundial no audiovisual, e a Escola Internacional de Cinema e TV de San Antonio de los Baños foi pioneira no continente ao propor uma formação internacional, com nomes destacados fazendo parte da instituição, com professores, tais como: Francis Ford Coppola, Robert Redford, Costa-Gavras, George Lucas, Ruy Guerra e Steven Spielberg.

    Publicidade

    Essa é uma matéria fechada para assinantes.
    Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

    Domine o fato. Confie na fonte.
    15 marcas que você confia. Uma assinatura que vale por todas
    Impressa + Digital no App
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital no App

    Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

    Assinando Veja você recebe semanalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
    *Assinantes da cidade do RJ

    A partir de R$ 29,90/mês