Imagem Blog

Lu Lacerda

Por Lu Lacerda Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Jornalista apaixonada pelo Rio

Donnians Lucas, atleta carioca de badminton, vai competir na Alemanha

Ele será um dos destaques do BR nos Jogos Mundiais Universitários da FISU, através da Estácio e do Instituto Yduqs

Por lu.lacerda
Atualizado em 16 jul 2025, 12h07 - Publicado em 15 jul 2025, 12h00
Donnians Lucas: atleta vai competir seu primeiro mundial universitário
Donnians Lucas: atleta vai competir seu primeiro mundial universitário  (./Divulgação)
Continua após publicidade

O carioca Donnians Lucas, 24 anos, atleta da seleção brasileira de badminton será um dos destaques dos Jogos Mundiais Universitários da FISU, entre 16 e 27 de julho, na região de Rhine-Ruhr, na Alemanha, representando o país através pela CBDU (Confederação Brasileira do Desporto Universitário).

Donnians é três vezes campeão sul-americano, três vezes campeão nacional, medalhista de ouro e prata nos Jogos Sul-Americanos Assunção 2022 e campeão do JUBs 2025 (Jogos Universitários Brasileiros) nas categorias simples e dupla masculina — esse último, uma seletiva para o mundial na Alemanha. Ele escreveu 500 vezes em um papel o seu desejo de ser campeão e conquistar a vaga para os Jogos Mundiais Universitários. “A Lei da Atração é real – transformei o desejo em objetivo e fui campeão”, diz.

Ele é estudante de Educação Física da Estácio — a universidade e o Instituto Yduqs somam mais 23 representantes na competição em várias modalidades — e começou no esporte aos 3 anos na Associação Miratus de Badminton, ONG fundada pelo pai, Sebastião Dias de Oliveira, na favela do Chacrinha, Zona Oeste. Aos 5, já disputava seu primeiro Pan-Americano Júnior. De lá pra cá, foram 21 anos de dedicação, títulos e amadurecimento. O mundial na Alemanha será sua primeira experiência em campeonatos mundiais (embora a estreia internacional tenha sido no em Pan-Americanos e Jogos Sul-Americanos). “Nunca tinha experimentado essa experiência como atleta universitário. Quero sair de lá medalhista a alcançar a melhor colocação possível. Espero inspirar outros jovens a acreditarem em seus talentos e a nunca desistirem, mesmo quando o caminho parece difícil”, afirma o atleta.

“A educação que transforma é aquela que abre caminhos, que amplia possibilidades. O esporte é uma linguagem poderosa de transformação e cidadania e esse número de alunos é o resultado de um trabalho coletivo que acredita no impacto real da educação quando ela é feita com propósito”, diz Cláudia Romano, vice-presidente do grupo educacional Yduqs e presidente do Instituto Yduqs.

 

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Assinantes da cidade do RJ

A partir de 35,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.