Donnians Lucas, atleta carioca de badminton, vai competir na Alemanha
Ele será um dos destaques do BR nos Jogos Mundiais Universitários da FISU, através da Estácio e do Instituto Yduqs

O carioca Donnians Lucas, 24 anos, atleta da seleção brasileira de badminton será um dos destaques dos Jogos Mundiais Universitários da FISU, entre 16 e 27 de julho, na região de Rhine-Ruhr, na Alemanha, representando o país através pela CBDU (Confederação Brasileira do Desporto Universitário).
Donnians é três vezes campeão sul-americano, três vezes campeão nacional, medalhista de ouro e prata nos Jogos Sul-Americanos Assunção 2022 e campeão do JUBs 2025 (Jogos Universitários Brasileiros) nas categorias simples e dupla masculina — esse último, uma seletiva para o mundial na Alemanha. Ele escreveu 500 vezes em um papel o seu desejo de ser campeão e conquistar a vaga para os Jogos Mundiais Universitários. “A Lei da Atração é real – transformei o desejo em objetivo e fui campeão”, diz.
Ele é estudante de Educação Física da Estácio — a universidade e o Instituto Yduqs somam mais 23 representantes na competição em várias modalidades — e começou no esporte aos 3 anos na Associação Miratus de Badminton, ONG fundada pelo pai, Sebastião Dias de Oliveira, na favela do Chacrinha, Zona Oeste. Aos 5, já disputava seu primeiro Pan-Americano Júnior. De lá pra cá, foram 21 anos de dedicação, títulos e amadurecimento. O mundial na Alemanha será sua primeira experiência em campeonatos mundiais (embora a estreia internacional tenha sido no em Pan-Americanos e Jogos Sul-Americanos). “Nunca tinha experimentado essa experiência como atleta universitário. Quero sair de lá medalhista a alcançar a melhor colocação possível. Espero inspirar outros jovens a acreditarem em seus talentos e a nunca desistirem, mesmo quando o caminho parece difícil”, afirma o atleta.
“A educação que transforma é aquela que abre caminhos, que amplia possibilidades. O esporte é uma linguagem poderosa de transformação e cidadania e esse número de alunos é o resultado de um trabalho coletivo que acredita no impacto real da educação quando ela é feita com propósito”, diz Cláudia Romano, vice-presidente do grupo educacional Yduqs e presidente do Instituto Yduqs.