Avatar do usuário logado
Usuário
OLÁ, Usuário
Ícone de fechar alerta de notificações
Avatar do usuário logado
Usuário

Usuário

email@usuario.com.br
Imagem Blog

Lu Lacerda

Por Lu Lacerda Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Jornalista apaixonada pelo Rio

“Ecos da Brasilidade”, no Hotel Regina Louvre, em Paris

Arte em Paris

Por lu.lacerda
Atualizado em 5 nov 2025, 11h08 - Publicado em 5 nov 2025, 11h08

O carioca Pedro Jasmin, empresário, pesquisador e professor da PUC-Rio, acaba de assinar a curadoria do “Ecos da Brasilidade”, no Hotel Regina Louvre, em Paris, com vista para os Jardins das Tulherias — um cenário que tem a ver com o que ele deseja: mostrar o Brasil além do óbvio.

Pedro foi chamado por Pamela Ferreira, criadora do evento, para fazer a curadoria dos painéis. Todos os temas foram propostos por ele, assim como os convidados, que traduzem o país, entre eles, Luiza Brunet, que vai falar sobre o papel da mulher na cultura, a chef Ana Luiza Trajano, Cris Vianna e Maria Fernanda Cândido, que atuam como embaixadoras, além de profissionais de moda, cinema, gastronomia e beleza. “A ideia sempre foi fugir dos clichês de samba e futebol e apresentar um Brasil real, diverso, que faça sentido para nós e também para quem nos olha de fora”, diz Pedro.

“O Rio e o Brasil têm um futuro ligado à economia criativa, ao turismo, ao entretenimento e à gastronomia — áreas onde já temos ativos únicos, mas que ainda podem ser trabalhados de maneira mais estratégica. Vejo o Rio como um hub natural para isso, desde que a cidade continue investindo em valorização cultural e urbana. Para investidores, é um terreno fértil: há mercado, há talento e há uma demanda global por novas narrativas culturais em diversos campos criativos, desde a moda, gastronomia, no audiovisual e na música. O desafio é transformar essa energia em negócios de longo prazo, com impacto econômico e social”.

Sobre o complexo de vira-latas do brasileiro:  “Para mim, o complexo de vira-lata é um atraso. É olhar para fora sempre como referência e não perceber a potência que já existe aqui. Eu prefiro falar em autoestima cultural: quando a gente entende o valor da nossa história, das nossas expressões e das nossas pessoas, conseguimos ocupar o mundo de outro jeito. Orgulho não é negar os problemas, mas reconhecer que é justamente essa mistura de acertos e contradições que torna o Brasil singular, rico e imutável na sua essência. Esse é o nosso diferencial”

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
15 marcas que você confia. Uma assinatura que vale por todas
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Assinantes da cidade do RJ

A partir de 32,90/mês