Em encontro trimestral, cônsules de 30 países formam o bloco “CarnaConsul”
Quem sabe se o bloco sai nas ruas do Rio em 2026?

Cônsules de 30 países formaram, nessa quarta (26/03), o que pode vir a se tornar o bloco “CarnaConsul” (rsrsrrsrs) em 2026, em encontro trimestral dos representantes dos seus respectivos países, no hotel Jo&Joe, no Cosme Velho, com workshop do Nosso Bloco.
Os já moradores do Rio e mais ou menos acostumados ao carnaval o ano inteiro, mostraram até certo gingado – desengonçados, sim -, mas entraram, de roupa social mesmo, na proposta de vivenciar o batuque do “bloco consular”, uma maneira de quebrar a formalidade do encontro onde discutem assuntos relacionados aos seus trabalhos na cidade.
O hostel, no Largo do Boticário, é conhecido pela animada programação cultural que inclui pré-carnaval com ensaios de blocos e samba de roda nos fins de semana. “Pensamos numa maneira deles vivenciarem a cultura do Rio e um pouco do que oferecemos em nossa programação cultural”, explicou Bianca Chaves, gerente geral do hostel.
Um dos que demonstrou mais intimidade com os instrumentos e o estilo de vida foi Anjoum Noorani – que puxa até o “x” como os cariocas -, cônsul britânico, que chegou ao Rio em 2022, e também era, até então, o Decano do Corpo Consular no Rio nos últimos 20 meses, passando o bastão para as colegas Caroline Mouchart, da Bélgica, no Rio desde o ano passado (@belgicanorio), e Ana Emília Sarrabayrouse, consulesa argentina. Ele continua como cônsul. “Não deixarei essa cidade maravilhosa por muitos meses! O Rio tem um ritmo inesquecível e incansável. Foi uma experiência mágica poder juntar o Corpo Consular para formar parte desse ritmo, através da música. Formamos por uma hora um novo bloco de carnaval. Quem sabe se o ‘CarnaConsular’ poderá tocar nas ruas do Rio em 2026?”, brincou Anjoum.
Os integrantes aprovaram!