Flup a toda com destaques internacionais
A escritora alemã Josephine Apraku lança seu primeiro livro em português no BR e o filósofo Siyabulela Mandela, bisneto de Nelson Mandela, dá palestra
Entre os destaques da Festa Literária das Periferias (Flup), entre 11 e 17 de novembro, no Circo Voador, está a escritora alemã Josephine Apraku, que lançará seu primeiro livro em português, “Hiato e Amor: porque as relações sociais nos separam e como nos re/encontramos”, no dia 17, às 19h30, na lona da Lapa. A seguir, conversa sobre “Artesãs de nós mesmas – as imagens que criamos para nosso quilombo”, ao lado de Ayoko Mensah, conselheira no departamento sobre África do Palácio de Belas Artes de Bruxelas e consultora de várias organizações.
No roteiro, está também Salvador, no dia 9 de novembro. “Josephine veio ao Brasil no ano passado, quando participou da 2ª edição do WOW, Festival Mulheres do Mundo; isso intensificou nossa vontade de lançar algo seu no Brasil”, diz Almerinda Stenzel, diretora da biblioteca do Goethe-Institut Rio, que apoiou na tradução da publicação editada pela Malê.
Em “Hiato”, Apraku examina como discriminação e desigualdades – raciais, de classe, de gênero – impactam os relacionamentos íntimos, explorando o amor não só como um sentimento, mas também como resistência e justiça social.
Outro destaque é Siyabulela Mandela, doutor em Filosofia e Políticas Internacionais e bisneto de Nelson Mandela (1918-2013), que participa de uma mesa no sábado (16/11), a partir das 11h, ao lado da política Benedita da Silva. Na mesa, “Uma História que nos negaram”, com a participação do jornalista Tiago Rogero e mediação do advogado Joel Luiz da Costa.