Avatar do usuário logado
Usuário
OLÁ, Usuário
Ícone de fechar alerta de notificações
Avatar do usuário logado
Usuário

Usuário

email@usuario.com.br
Imagem Blog

Lu Lacerda

Por Lu Lacerda Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Jornalista apaixonada pelo Rio

“Invertida”, com Cristine Paes: “Peço ajuda mesmo, não tenho vergonha”

Primeira-dama do Rio está com toda a sua energia voltada para a 10ª próxima edição e a maior do RIOinclui Fashion Bazar, dias 7, 8 e 9 de agosto

Por lu.lacerda
Atualizado em 3 ago 2025, 12h29 - Publicado em 3 ago 2025, 07h00
Cristine no Palácio da Cidade: sede da ONG RIOinclui e dos bazares que promove
Cristine no Palácio da Cidade: sede da ONG RIOinclui e dos bazares que promove  (Daniela Dacorso/Divulgação)
Continua após publicidade

Cristine Paes está com toda a sua energia voltada para a próxima edição e a maior do RIOinclui Fashion Bazar, no Palácio da Cidade, dias 7, 8 e 9 de agosto, aberta ao público, com mais de 30 mil peças de roupas novas ou seminovas. O assunto virou protagonista na vida de Cris, com empenho e entusiasmo, já que a renda vai para o Programa Moradia & Acesso, que reforma casas de crianças e adolescentes vulneráveis com deficiência.

Este ano, tem o apoio do grupo SOMA, com doação de peças de  marcas, como Animale, Farm, NV, Maria Filó, Fábula, Foxton e Reserva de coleções passadas ou com leves imperfeições, por precinhos começando em R$ 20. Ano a ano, Cris separa peças do seu guarda-roupa: “Este bazar é muito importante para que possamos dar continuidade aos nossos projetos”, diz ela, que pretende entregar, em 2025, quatro casas completamente reformadas.

UMA LOUCURA: Ter acreditado que a moda circular poderia render frutos para os programas da RIOinclui. Unimos moda, com trabalho voluntário e social. E deu certo. No ano passado, até um desfile de moda inclusiva fizemos nos jardins do Palácio da Cidade. Dependemos 100% das doações e estamos conseguindo fazer um trabalho muito gratificante na RIOinclui.

UMA ROUBADA: Depois de passar a madrugada de carnaval na Sapucaí, sair de lá quase às 8 da manhã, e o meu-marido-prefeito querer emendar com uma vistoria na obra do Terminal Gentileza.

UMA IDEIA FIXA: Conseguir, cada vez mais, recursos para a reforma de casas de crianças e adolescentes com deficiência. Toda a renda do nosso bazar, por exemplo, vai para o Programa Moradia & Acesso. Já atendemos mais de 85 famílias. Nossa última entrega foi em maio, no Santa Marta, e já estamos iniciando a próxima, no Vidigal.

Continua após a publicidade

UM PORRE:  Um porre de felicidade, quando vi o Eduardo ganhando pela quarta vez a eleição para prefeito do Rio. Nunca imaginei ser por quatro vezes primeira-dama desta cidade linda, maravilhosa, que tanto amo. É um orgulho pra mim.

UMA FRUSTRAÇÃO: Eu era uma superatleta de natação. Comecei aos 3 anos, no Clube Monte Líbano; na adolescência, acabei não seguindo em frente. Até hoje, quando vejo alguma competição, me arrepio.

UM APAGÃO: Durmo cedo e, se o negócio começa a se prolongar muito, meu olho começa a fechar. Durmo no meio do assunto, na frente de qualquer pessoa  — é mais forte do que eu.

Continua após a publicidade

UMA SÍNDROME:  Segundo a minha filha Isabela, dizer que estou sempre certa. Não é questão de rigidez ou necessidade de controle, mas acaba acontecendo. No fim, quase sempre quem dá a palavra final sou eu (rs).

UM MEDO:  Medo de cobra (o réptil, claro). Morro de medo. Pode ser não venenosa, pode ser de qualquer tipo. Tenho pânico, desde pequena. Se estou num bate-papo e surge o assunto, automaticamente já levanto a perna.

UM DEFEITO:  Querer ser mais de uma e fazer tudo ao mesmo tempo. A pressão de querer dar conta de tudo acaba criando uma sobrecarga. Quando vejo, estou estressada com questões que eu poderia ter pedido ajuda para resolver.

Continua após a publicidade

UM DESPRAZER: Ver que ainda vivemos em um país que não dá atenção suficiente e necessária para as pessoas com deficiência, mas, aos poucos, estamos evoluindo. Na RIOinclui, temos um projeto de emprego apoiado, no qual estamos viabilizando a inserção no mundo de trabalho. No nosso próprio bazar, teremos 12 pessoas em ação, promovendo a inclusão por meio de uma oportunidade real.

UM INSUCESSO:  Não ter terminado minha segunda faculdade, a de Arquitetura. Sou engenheira eletricista de formação, mas queria muito ter sido arquiteta também. Às vezes, ainda me pego com essa vontade não realizada. Mas consegui trazer meu projeto de faculdade para virar realidade: o Moradia & Acesso, que deixa as casas de crianças com deficiência mais acessível.
 
UM IMPULSO: Como primeira-dama, ajudar com ações a favor de pessoas com deficiência. Não tenho vergonha: peço mesmo ajuda e doações para amigos, empresários, marcas, familiares e quem mais puder colaborar com os projetos e programas da RIOinclui.

UMA PARANOIA:  Cuidar da minha saúde física e mental. Tento ter uma rotina bem equilibrada, com horários fixos para me exercitar, dormir bem e cuidar do corpo, do espírito e da mente — tudo com uma alimentação balanceada, acompanhada pelos meus médicos.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
15 marcas que você confia. Uma assinatura que vale por todas
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Assinantes da cidade do RJ

A partir de 32,90/mês