João Mansur lança livro no Rio e celebra estilo “à prova do tempo”
“Não há excessos quando o que se expõe tem qualidade”, diz o arquiteto e decorador
O arquiteto carioca João Mansur, morando em São Paulo desde os anos 1980, lançou nesta quarta-feira (27/08), na Livraria da Travessa do Shopping Leblon, um livro que celebra sua trajetória.
São 16 projetos especiais: “Embora sejam clientes diferentes, eles têm algo em comum: a qualidade, que considero essencial, a cor, as texturas, o uso de etnias, a arte de alta qualidade. É isso que faz um belo projeto”, explica Mansur.
Logo na abertura da publicação, a frase: “Estilo à prova do tempo”. Quem conhece o seu trabalho profundamente dizia não poder ser mais fiel.
“Eu não sigo tendências. Vejo o que existe em Nova York, Londres, Amsterdã e crio o meu próprio. Muitas dessas referências me acompanham há décadas, fazem parte de quem eu sou. Nos meus projetos, nunca tem meios-tons. Tem cinza, vermelho, laranja, verde, preto. Eu não tenho medo das cores. Por que alguém teria?”, diz.
Uma marca de seu trabalho são as portas laqueadas em tons fortes, enquanto paredes inteiras podem ser tomadas por quadros. “Não há excessos quando o que se expõe tem qualidade”, continua ele, que costuma pesquisar móveis e objetos em antiquários em outros países.
Suas referências vêm do design europeu dos anos 1950, mas sua maior inspiração nasce no classicismo do século 14. João trocou o Rio por SP, mas mantém o amor pela cidade e pelos amigos.