Justiça ordena reforma de casa onde morou Machado de Assis
A ação civil pública do MP foi protocolada em 19 de setembro e, no texto, acusa a Prefeitura de não tomar providências ao longo dos anos
O Ministério Público do Rio (MPRJ) conseguiu uma decisão na 15ª Vara de Fazenda Pública, nesta segunda (13/10), para obrigar o município do Rio e o dono da casa onde viveu Machado de Assis a fazerem intervenções urgentes no prédio tombado. Atualmente funciona como estacionamento e está em estado deplorável.
O prédio fica na Rua dos Andradas, 147, no Centro, onde o escritor morou entre 1869 e 1871. É tombado por um decreto municipal e está dentro da Área de Preservação do Ambiente Cultural (APAC) e próximo a bens tombados pelo Iphan.
A ação civil pública do MP foi protocolada em 19 de setembro e, no texto, acusa a Prefeitura do Rio de não tomar providências concretas ao longo dos anos para impedir que o prédio se deteriorasse e perdesse características históricas. O proprietário e a prefeitura têm 45 dias para o início das intervenções e de 120 dias para sua conclusão, sob pena de multa diária não inferior a R$ 10 mil.
- A decisão judicial determinou medidas que parecem simples, mas são urgentes:
- Retirar os elementos arquitetônicos originais da fachada que estão soltos e guardá-los para possível réplica ou restauração;
- Remover a cobertura de fibrocimento que foi encaixada na fachada e outros elementos em péssimo estado;
- Proteger o topo da alvenaria para evitar infiltrações de água;
- Organizar a fiação elétrica na fachada conforme as normas vigentes.