“Lei Seca Marítima” chama atenção dos cariocas. Veja vídeo!
Operação de fiscalização contra o uso de álcool em embarcações na ativa

Cariocas ficaram surpresos nessa quinta (26/12), quando o vídeo de um barco com a bola indicativa da Lei Seca viralizou ao circular na praia da Barra, com fila para fazer o bafômetro. Replicando as blitzes terrestres, a Capitania dos Portos começou, há duas semanas, a operação de fiscalização contra o uso de álcool em embarcações, a “Lei Seca Marítima”, que será permanente e intensificada em feriados e períodos de maior movimentação. Serão aplicados os famosos bafômetros, verificada a documentação e avaliadas as condições das embarcações.
Entre os principais alvos da operação, destacam-se o canal da Joatinga (canal da Barra) e a ilha da Gigoia, locais de tráfego intenso que protagonizam cenas frequentes de imprudência envolvendo jet skis como condução em alta velocidade e manobras arriscadas próximas aos banhistas, o que aumenta o risco de acidentes – em abril, um piloto morreu ao ser lançado por ondas na entrada do Quebra-Mar.
A medida vai para as praias da Urca, Flamengo e enseadas de Botafogo e de Niterói (Itaipu e Icaraí). No caso do canal da Barra, há limites rígidos, como velocidade máxima de 14,82 km/h e proibição de tráfego a menos de 200 metros da orla, exceto no caso de situações específicas.
A Capitania dos Portos do Rio sempre fez fiscalizações e vistorias durante o verão, mas a Lei Seca é novidade. Para o réveillon, por exemplo, a Capitania dos Portos autorizou seis navios de cruzeiro em frente à praia de Copacabana; além disso, entre 200 e 300 embarcações menores devem ser inspecionadas para participar do evento.