Luma de Oliveira levanta questão sobre frisas X camarotes na Sapucaí
"Os camarotes colocam um tapume para dividir o seu ‘lounge’ da frisa. Acredito que, em pouco tempo, elas desaparecerão", diz

Luma de Oliveira, rainha de bateria (de 1987 a 2011, em várias escolas), entre as mais incríveis de todos os tempos, levantou uma questão, como espectadora assídua dos desfiles na Sapucaí. A ex-modelo prefere assistir das frisas, aquelas cadeiras em frente aos camarotes, bem próximas da pista, com visão ampla da avenida.
No entanto, nessa quarta (12/02), ela fez uma observação: “O camarote coloca um tapume para dividir o seu ‘lounge’ da frisa. Muitos camarotes compram o espaço na parte de cima e os estendem até a passarela, daí o número reduzido de frisas atualmente. Acredito que, em pouco tempo, elas desaparecerão, o que será lamentável. Eu já assisti aos desfiles na arquibancada e, de um tempo pra cá, vou um pouco aos camarotes, sou convidada para ser madrinha, agradeço, mas não quero função numa hora em que espero o ano todo, para ver meus amigos se apresentando. Então compro frisa para levar meus outros amigos e passo a maior parte do tempo ali”.
A reserva de frisas para 2025 começou em novembro passado, unicamente por um número de WhatsApp (21 98270-8702), cujos valores eram de R$ 1.375 e R$ 8.000. Tudo esgotado!
“Os organizadores dos camarotes ainda não entenderam que quem comprou frisa está ali por algo imensamente maior do que incomodar seus convidados. Eu, particularmente, não acho constrangedor porque faço amizade com todos do ‘lounge’ em questão de minutos, mas penso na intimidação que essa barreira pode causar em outras pessoas que estão nas frisas, que são vistas como uma ‘ameaça’. Se tiver que ter muro, que seja para impedir a entrada de pessoas descredenciadas na pista. Os verdadeiros artistas desse espetáculo estão desfilando nas suas escolas”.
E segue: “Na minha opinião, ele (Gabriel David, presidente da Liesa) quer fazer o melhor, como atrair um público bem jovem ou nem tão jovem, mas que só curte outros tipos de eventos, para conhecer o samba e suas raízes. Acontece que essas pessoas não ficam em lugares mais comuns; consequentemente, as áreas VIPs vão aumentando e talvez, por isso, as áreas das frisas vão diminuindo”.
Cada frisa acomoda até seis pessoas e, em cada setor, existem aproximadamente 96 frisas, 24 por fila. Cada setor de frisa pode acomodar aproximadamente até 576 pessoas (mais ou menos um total de 6,8 mil por dia de desfile). Com detalhe de que o valor é só pra assistir; se quiser comer ou beber, tem que comprar nos restaurantes oficiais do Sambódromo.