O primeiro assunto dos vereadores pós-feriadão
Audiência pública sobre a situação dos imóveis abandonados no Rio

Passado o feriado prolongado, o primeiro assunto dos vereadores na Câmara, nesta quinta (24/04), será uma audiência pública, às 10h, sobre a situação dos imóveis abandonados no Rio — pode ser acompanhado pela internet. Foram convidados mais de 30 órgãos públicos e diversos representantes da sociedade civil para o debate com a comissão, presidida pelo vereador Pedro Duarte.
Há quatro anos, o gabinete do vereador levanta dados sobre os imóveis históricos, sendo que 112 foram demolidos ou não encontrados, 107 estão desocupados e 109 estão subutilizados. Já a subprefeitura do Centro diz que 160 prédios na região estão em avançado estado de deterioração com iminente risco para pedestres.
Na última página de Rafael Bokor aqui na coluna, ele alerta sobre um deles, um prédio centenário, na esquina da Avenida Marechal Floriano com a Avenida Tomé de Souza, vazio há muitos anos, com risco de desabar.
Já tramitam alguns projetos na Câmara, como o de Carlo Caiado, com Duarte e Talita Galhardo, presidente da Comissão de Defesa Civil, para facilitar o acesso da prefeitura a esses imóveis, assim como já acontece em casos de suspeita de focos de dengue.
O Plano Diretor também diz que a prefeitura pode fazer reparos emergenciais e obras de contenção, ou até mesmo demolir um imóvel caso o dono, depois da notificação, não tomar providências para corrigir o problema.