O que muda na sua vida com a nova Zona Sudoeste?
Em 1988, parte dos moradores da Barra queriam criar um novo município garantindo que a riqueza gerada no bairro fosse empregada ali
Moradores da Barra e de mais 20 bairros que vivam na Zona Oeste estão mais perdidos do que carro de aplicativo com a nova Zona Sudoeste. Os cariocas estão divididos (seja da zona que for), e muitos acreditam que o decreto do prefeito Eduardo Paes foi uma bobagem para agradar aos barrenses. Muitos moradores dali são políticos conhecidos (como o governador Cláudio Castro) numa área com shoppings, praias extensas e casas de shows. O outro lado da moeda é a famosa milícia (às vezes, do mesmo lado).
Entre os comentários aprovando a divisão nas redes, estão: “Geograficamente é satisfatório ter uma nova região no Rio. Era uma anomalia Sepetiba e Rio das Pedras fazerem parte da mesma Zona. Resta saber, na prática, se isso se converterá em melhoria de investimentos tanto na Sudoeste quanto na Zona Oeste”, “a tal Zona Sudoeste faz total sentido. Bangu, Campo Grande, Santa Cruz são ZO, mas Taquara, Tanque e Praça Seca são totalmente diferentes e distantes entre si, ficando uma divisão geográfica mais correta e proporcional”, “basicamente só estão dando nome à antiga Baixada de Jacarepaguá, a região administrativa AP4. Até anos atrás, era administrada pela Subprefeitura da Barra/Jacarepaguá, antes da separação das secretarias, em 2017. Já estava mais que na hora de reorganizar o mapa regional”.
Por sua vez, os desaprovando: “dos mesmos criadores da Barra Olímpica, foi criada a tal da Zona Sudoeste. Não conseguiram jogar a Barra pra Zona Sul e deram uma zona pra eles. Infelizmente, para eles, dentro dessa nova zona ainda tem a Cidade de Deus, Gardênia Azul, Curicica, Anil e Tanque”, “qual a necessidade disso? Tenho certeza de que esse nome não vai pegar, e vão continuar chamando a Barra de ZO. Se bem que eles agora podem ganhar a abreviação ZS (de Zona Sul)”, e assim vai.
Em 1988, parte dos moradores da Barra queriam criar um novo município garantindo que a riqueza gerada no bairro fosse empregada ali, com campanha pesada, com o apoio do publicitário Roberto Medina, criador do Rock in Rio, que acontece na Barra Olímpica. Teve até votação, mas não a maioria necessária para tornar realidade; no caso, nem a criação da nova zona adiantou. Será que os barrenses vão voltar a pedir a emancipação?
Segundo o vereador Doutor Gilberto, autor do projeto, todos os bairros da Zona Sudoeste fazem parte da Área de Planejamento 4, que é diferente da Área de Planejamento 5 (AP-5), onde estão bairros, como Deodoro, Campo Grande e Santa Cruz. Na prática, a medida cria um novo “nome fantasia” para a região.