O vigor de Fernanda Montenegro: plateia de Flavio Marinho
"É um espetáculo que não pode ficar só no palco", disse Montenegro
Fernanda Montenegro, aos 95 anos, sai de casa mais do que muita gente de 20. Nessa quinta (09/10), a atriz esteve no Teatro Vanucci, na Gávea, para assistir ao espetáculo “2 ou 3 coisas que eu sei delas”, do autor Flávio Marinho — que estreou como ator.
“Depois de assistir a uma entrevista minha num programa de TV, ela me disse: ‘Conte sua história de vida no palco, querido, as pessoas vão gostar’”, relembra Flávio, que segue em cartaz com a peça ao lado de Soraya Ravenle e Liliane Seco até o dia 24 de outubro.
“É um espetáculo que não pode ficar só no palco. Vocês devem fazer disso um ato cultural e, na medida do possível, não deixar este espetáculo morrer”, sentenciou Fernanda, madrinha da montagem.
Pode-se dizer que Fernandona sai dia sim, dia não — sempre pelos amigos. Esteve, na última semana, no Festival do Rio, na estreia como atriz de Benedita Casé, filha de Regina Casé, no filme “90 Decibéis”.
E os planos continuam. Fernanda se prepara para a reinauguração do Teatro Sesc Ginástico, fechado desde 2023, no dia 12 de dezembro, com o monólogo “Fernanda Montenegro lê Simone de Beauvoir”, baseado em trechos de “A Cerimônia do Adeus”. São memórias e dilemas filosóficos da escritora francesa e de Jean-Paul Sartre.
Fernanda se apresentou nesse mesmo palco em 1961 e, novamente, em 2019, quando fez 90 anos. Agora, volta aos 95 — ou seja, talento e fôlego continuam em cartaz.